05/12/2013 às 18:45

Caesb obtém licença prévia para captação de água do Lago Paranoá

Previsão de investimentos para realização das obras é de R$ 460 milhões

Por Da Redação, com informações da Caesb


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (5/12/13) – A Licença Prévia para captação de água bruta no Lago Paranoá pela Caesb foi publicada, nesta quinta-feira (5), no Diário Oficial do Distrito Federal. Com isso, a companhia pode contratar financiamentos com órgãos do governo federal para iniciar as obras de captação de água no local, com previsão de investimentos da ordem de R$ 460 milhões. Em cerca de 120 dias, a Caesb espera obter a licença de instalação.

 

Segundo o presidente do órgão, Célio Biavati Filho, o Sistema Paranoá será importante para completar o abastecimento de cidades da região leste do Distrito Federal, atendendo os novos núcleos habitacionais em processo de consolidação em São Sebastião, Paranoá e Sobradinho I e II. “Ele vai permitir, ainda, a geração de excedentes para aumentar a disponibilidade hídrica em Planaltina, Brasília e Lago Norte”, acrescentou Biavati.

 

O Sistema Paranoá terá capacidade para produzir até 2,1 metros cúbicos de água tratada por segundo em sua 1ª etapa, sendo essa capacidade elevada para 2,8 metros cúbicos por segundo na 2ª etapa de implantação.

 

A transformação do Lago Paranoá em manancial irá auxiliar na sua preservação, não interferindo no nível de água e mantendo seus usos múltiplos. Mas as vantagens vão muito além: menor desnível geométrico, gerando consumo mais baixo de energia, menor investimento no custo de implantação e operação, comprovada qualidade da água e proximidade da captação com os centros de consumo.

 

(K.I./M.D*)