05/12/2013 às 22:56, atualizado em 12/05/2016 às 18:03

Comitiva chinesa visita DF para fazer negócios

Representantes do país vieram para conhecer as políticas públicas do GDF na área de Desenvolvimento Econômico

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (5/12/13) – Uma comitiva com 21 representantes de 16 províncias da China reuniram-se nesta quinta-feira (5) com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) para conhecer as ações do GDF voltadas ao fortalecimento do setor produtivo local e à atração de investimentos estrangeiros.
 

O objetivo foi apresentar a capital como destino de investidores chineses interessados em trazer ou ampliar seus negócios ao Brasil. A comitiva conheceu as políticas públicas locais, além de tudo realizado para tornar Brasília competitiva e preparada para as demandas relacionadas à geração de emprego e renda nas novas gerações.
 

Eles também tiveram acesso aos projetos estratégicos da SDE com foco na criação de novos ramais de logística, infraestrutura e ampliação da matriz energética do DF.
 

Entre os exemplos, explicaram sobre o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), mecanismo de financiamento que oferece taxas de juros e prazo de carência mais atrativos do mercado, e o IDEAS Industrial, a nova ferramenta de incentivo ao empreendedorismo no DF.
 

Para o ministro-adjunto de Desenvolvimento Econômico da China, Jia Fusheng, as políticas e projetos futuros criados pelo GDF se enquadram no padrão internacional de desenvolvimento e crescimento das grandes cidades ao redor do mundo.
 

“A cidade é limpa e muito bonita, todos os planos de infraestrutura e ampliação comercial são construídos seguindo um padrão mundial. Percebi a preocupação com a qualidade de vida da população e com o meio ambiente”, enfatizou Fusheng.
 

“O governador Agnelo colocou a industrialização responsável de Brasília como uma das metas do seu governo, por isso estamos fazendo todos os esforços para mostrar o potencial da nossa cidade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hermano Carvalho.
 

Segundo o subsecretário de Investimentos Estratégicos e Negócios Internacionais, Apolinário Rebelo, as empresas chinesas buscam oportunidades em cidades com o perfil de Brasília.
 

“Somos o centro das decisões nacionais, estamos localizados no centro do país e temos um grande potencial consumidor. Esses elementos por si só chamam a atenção desses investidores”, garantiu.
 

Em um ano, essa é a terceira missão que envolve o governo chinês e o Distrito Federal.
 

(L.C/T.V*)