05/12/2013 às 12:24

Futebol de base é destaque em Planaltina

A escolinha de futebol Planaltina Atlético Clube se orgulha por ter revelado grandes jogadores e atua há mais de 30 anos na cidade

Por André Carvalho, da Agência Brasília


. Foto: Mariana Raphael

BRASÍLIA (6/12/13) – Celeiro de craques, a cidade de Planaltina é especialista em revelar talentos para clubes de futebol por todo o Brasil. Meninos de 5 a 17 anos treinam três vezes por semana em busca do sonho de se tornar um jogador profissional.
 

Atualmente, por não ter nenhum clube profissional na cidade, o destaque é a escolinha de futebol, Planaltina Atlético Clube, que há mais de 30 anos se destaca com suas divisões de base e revelando novos atletas.
 

Os maiores orgulhos dos Planaltinenses são Lúcio e Sandro, jogadores da cidade que começaram a carreira nas divisões de base local e ganharam destaque em clubes nacionais e internacionais, defendendo inclusive a camisa da Seleção Brasileira.
 

O ex-atleta, José Joaquim da Rosa, popularmente conhecido como “Zé Vasco”, encerrou a carreira após um acidente e tem dedicado seus dias a beira dos três campos que cercam o Estádio Adonir José Guimarães, alimentando o sonho de cerca de 200 crianças.
 

“Trabalho aqui desde a fundação desse estádio. Hoje, tenho uma sala onde guardo fotografias, troféus e diversos brindes conquistados pelos meus atletas. Amo o que eu faço e tenho muito orgulho, pois através de meu esforço consegui revelar grandes craques como Sandro, Lúcio, Jackson – atualmente no Botafogo e Vaná – goleiro reserva do Coritiba”, destacou.
 

Palco do último jogo do craque Mané Garrincha, o estádio de Planaltina é uma grande referência para esses pequenos craques. Inaugurado em agosto de 1978, a praça esportiva hoje abriga apenas jogos amadores e tem capacidade para seis mil espectadores.
 

Para manter a fama de celeiros de craques, mostrando o potencial dos jogadores da região, a escolinha tem procurado melhorar a estrutura e a filosofia de trabalho para aprimorar as categorias de base e conseguir revelar para o mundo da bola ainda mais atletas.
 

Com esse objetivo, o Projeto Craque na Vida da ONG – Esporte Mais firmou uma parceria com o GDF, através da CAESB e beneficiou os pequenos craques com bolas e uniformes em prol de melhorar a estrutura da prática esportiva na cidade.
 

Aos poucos, o sonho de se tornar um grande jogador vem fazendo a cabeça da meninada. Com nome de craque, o pequeno Alan Riquelme, 05 anos, treina há mais de um ano na escolinha e ver em seus próprios colegas a inspiração para realizar seu sonho.
 

A funcionária pública, Girlênia Costa é moradora de Planaltina há mais de 15 anos, conhece o trabalho desenvolvido pelo professor, Zé Vasco na escolinha de futebol e resolveu levar seu filho para treinar.
 

“Ele chegou aqui há apenas dois dias, ainda está em fase de adaptação, mas meu objetivo em trazê-lo é a fascinação que ele tem pelo futebol. Desde pequeno percebo essa paixão nele, que é bem diferente do irmão mais velho. Espero que ele agarre essa oportunidade”, enfatizou a mãe sonhadora.
 

Para mostrar a força do trabalho realizado na cidade com as divisões de base, o goleiro João Victor, 12 anos, ganhou destaque nos últimos anos e foi convidado a passar um ano treinando no time do Santos. O atleta retornou a Planaltina e destaca o trabalho realizado na escolinha e a importância em sua vida. “Para eu não viver na rua e me envolver com drogas escolhi vir para cá. Aqui aprendi muita coisa e sonho em me tornar um grande atleta”, finalizou.
 

(A.C/T.V)