05/12/2013 às 16:43

Gestantes aprendem a controlar a dor no parto

Hmib oferece oficina nesta sexta-feira (6) para 10 gestantes

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Mary Leal / Arquivo

 BRASÍLIA (5/12/13) – O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) oferecerá, nesta sexta-feira (6), oficina integrativa para controle da dor no parto, que será realizada no auditório da Comissão de Residência Médica. Cerca de 10 gestantes e acompanhantes poderão participar do evento, que ocorrerá uma vez por mês.

 

“Vamos simular o momento do parto para que as mães aprendam a fazer a auto-hipnose e outras técnicas de relaxamento, como por exemplo, banho de água morna e exercícios na bola. Elas também aprenderão técnicas de acupuntura sem o uso de agulha e de condicionamento neuromuscular”, explicou a enfermeira Lissandra Martins.

 

De acordo com a enfermeira, o objetivo da oficina é ajudar as mães a terem uma gestação mais tranqüila, diminuir a dor, facilitar o trabalho de parto, reduzir os índices de cesarianas e melhorar as condições dos recém-nascidos. “Esse trabalho é muito importante para que possamos reforçar os recursos que facilitam o parto humanizado”, disse.

 

Durante a oficina, as gestantes ouvirão o depoimento da paciente Luciana Martins, que aplicou as técnicas em sua segunda gestação. “A experiência ajudou a romper a imagem negativa que eu tinha em relação ao parto normal. Fiquei muito mais tranqüila e não precisei fazer nenhuma intervenção cirúrgica”, relatou Luciana.

 

PROJETO – Em 2014, as técnicas de hipnoterapia serão ensinadas aos servidores que trabalham na rede pública de Saúde. A intenção é aumentar o número de adeptos, para que a prática seja implantada em outros hospitais da rede.

 

SERVIÇO

Oficina integrativa para controle da dor no parto

Onde: auditório da Comissão de Residência Médica do Hmib

Quando: 6 de dezembro (sexta-feira)

Horário: 14h as 18h

*Para participar da oficina, a gestante deve mandar um e-mail para gestart.perinatal@gmail.com ou se cadastrar pelo telefone: 9211-0681.

*As pacientes que tiverem com mais tempo de gravidez terão prioridade.

 

(K.I./M.D*)