Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/12/2013 às 15:14
Lista de espera poderá ser consultada no site da Secretaria de Saúde
BRASÍLIA (5/12/13) – O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) mudou o sistema de marcação de cirurgias. A partir de agora, a lista obedecerá padrões pré-definidos, como o tempo de espera, situação de gravidade e complexidade cirúrgica. Todos os novos casos serão incluídos no programa e a lista ficará disponível no site da Secretaria de Saúde (SES/DF).
“Esse trabalho no HBDF atende ao princípio básico do Sistema Único de Saúde de equidade e transparência. Essa ação é de vital importância em uma rede complexa como a nossa, que no ano passado realizou 53 mil cirurgias e será expandida para os outros hospitais que fazem cirurgias para incluírem numa mesma lista”, acrescentou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa.
A lista de cirurgias ficará disponível primeiramente aos gestores do HBDF, SES/DF, órgãos reguladores, como Defensoria Pública e Ministério Público. Segundo o chefe do Centro Cirúrgico do hospital, Bruno Sarmento, “o objetivo é que fique também disponível para o usuário verificar sua posição e o tempo estimado para a realização cirúrgica. Ainda estamos em fase de implantação”, destacou.
De acordo com Sarmento, essa é a primeira vez que ficará disponível um módulo no qual o gestor da saúde pode visualizar todos os pacientes numa única lista. “Isso permite que possamos classificar as cirurgias por prioridade e permite, também, que monitoremos o tempo de espera, além de mostrar que o caso do paciente está sendo tratado de forma responsável e organizada”, complementou.
“Essa iniciativa é muito importante para o sistema de Saúde. Nós, do Ministério Público, viemos aqui e apreciamos a iniciativa do HBDF, pois a transparência, que é um alicerce hoje da política pública, irá favorecer não só os pacientes e servidores do hospital, como também as atividades do Ministério Público”, destacou o defensor público Ramiro Santana.
(K.I./M.D*)