08/12/2013 às 15:49

Hospital de Planaltina realizou mais de 2 mil atendimentos em seis meses

Tempo de espera dos pacientes infantis reduziu em até quatro horas

Por Tatiane Gomes, da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (7/12/13) – A redução no tempo de espera dos pacientes infantis em até quatro horas foi o principal benefício do serviço de pronto atendimento da Pediatria do Hospital de Planaltina, destinado às crianças classificadas com as cores verde e azul na triagem. Em seis meses de implantação, mais de 2 mil pacientes foram atendidos no ambulatório.
 

Com isso, o tempo de espera para o atendimento passou de 6 horas para 2 horas, para verde, e de 5 horas para 3 horas, em média, para azul. Por dia são atendidas 40 crianças, 20 pela manhã e 20 à tarde. Criado há seis meses, o serviço de pronto atendimento é destinado às crianças classificadas com as cores verde e azul na triagem, e 2.062 pacientes infantis foram atendidos nesse período.
 

EQUIPE – Os números, segundo a coordenadora-geral de Saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, são resultado de uma equipe comprometida em obter resultados positivos.
 

De acordo com o coordenador da Política de Humanização do Hospital, Fábio Tomás da Silva, a criação da sala agilizou o atendimento, “desafogamos o pronto-socorro e diminuímos o tempo de espera”, disse.
 

APROVAÇÃO – A rapidez no atendimento foi comprovada pela autônoma Ágata Rodrigues. “Minha filha, com 5 meses, estava resfriada e foi classificada como verde. Cheguei ao hospital e logo fui chamada, fiquei muito satisfeita”, relatou.
 

A dona de casa Kássia Santos também aprovou a criação da sala. “Estive no hospital anteriormente com meus filhos, mas essa foi a única vez que fui atendida rapidamente”, disse.
 

O serviço de pronto atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com uma médica e uma auxiliar de enfermagem. As crianças, depois de classificadas, são chamadas de cinco em cinco e encaminhadas pela auxiliar de enfermagem até a sala de espera para serem atendidas.
 

(T.V*)