08/12/2013 às 13:11

Moradores de Planaltina visitam Estádio Mané Garrincha

Na quarta edição do projeto GDF Junto de Você, comunidade de Planaltina conhece a arena brasiliense e elogia grandiosidade e beleza do monumento

Por Da ComCopa


Foto: Fabiano Neves/ComCop
Foto: Fabiano Neves/ComCop.

PLANALTINA (8/12/13) – As visitas guiadas ao Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha continuam agradando os moradores das cidades beneficiadas pelo projeto GDF Junto de Você. A temporada de passeios ao estádio pela comunidade de Planaltina começou nesta sexta-feira (6) e seguiu durante todo o fim-de-semana, com suas visitas no sábado (7) e mais duas no domingo (8), sempre às 10h e 14h.
 

“É uma oportunidade única. Eu nem pensei que a gente fosse conhecer o estádio por dentro, só achei que ia olhar as arquibancadas”, disse a estudante Dhéssica Teixeira Lopes, 18 anos, moradora em Planaltina.
 

Até agora, já conheceram bem de perto o Mané Garrincha os moradores de São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Fercal e Ceilândia. Desde a primeira edição, 800 pessoas já aproveitaram a oportunidade. Quem quiser participar, tem de se inscrever de graça no estande da Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), que está instalado ao lado do estádio Adonir Guimarães.
 

“Estou encantada com o vestiário dos jogadores. A gente não imagina que seja do jeito que é. É tudo tão lindo e muito grandioso”, comentou Cássia Silva, estudante de 17 anos.
 

Emoção – Isso é necessário porque as vagas são limitadas. Quem conseguiu pegar o ônibus especial para a visita comemorou. A dona-de-casa Fátima Damasceno Neto não conteve a emoção. “Aqui, tem as mãos do meu filho”, contou, explicando que o filho Francisco Iranildo trabalhou na obra do Mané Garrincha como montador. Ela também levou o neto Cláudio Gabriel, 10 anos, para conhecer o estádio, junto de dois amigos.
 

Quem também se encantou pelo Mané Garrincha foi Ana Lúcia Batista dos Santos, 36 anos. Ela aproveitou o passeio para que as sobrinhas Eduarda e Érica dos Santos conhecessem o palco brasiliense da Copa do Mundo da FIFA.
 

As três viram tudo de perto juntas: túnel que dá no gramado, vestiários, bancos de reservas, arquibancadas e Tribuna de Honra. “Nossa, como é grande”, disse a pequena Érica. E sem perder tempo pediu para eternizar o momento em que chegou à beira do gramado: “Tia, tira uma foto”.
 

Durante todos os três dias do GDF Junto de Você, representantes de diversos órgãos do governo estarão reunidos em vários estandes no estádio para prestar serviços, esclarecimentos e recolher demandas da população local. No estande da Secopa, os moradores têm ainda informações sobre a construção e o funcionamento da arena.
 

O Fábrica Social, projeto idealizado pelo governador Agnelo Queiroz, que qualifica profissionalmente pessoas de baixa renda, também vai estar no estande da Secopa. Lá, os moradores vão saber, por exemplo, como funciona o projeto e que os materiais produzidos pelos beneficiários são destinados a escolas, creches, presídios, unidades de internação, ruas de lazer, entre outros.
 

Serviços – No estádio Adonir Gumarães, será montada também uma área com atendimentos odontológico e médico, das equipes do Procon, Detran e BRB, além da emissão de documentos como carteira de trabalho e CPF. Os estandes abrem a partir das 9h.
 

Há ainda programação cultural com oficinas de grafitagem, break dance, rap, hip hop, aulas de capoeira, além de competições de basquete de rua. Encontros com lideranças locais e conselheiras da cidade também estão na agenda.
 

Depois de Planaltina, será a vez do Gama no GDF Junto de Você.
 

(T.V)