08/12/2013 às 11:41

Hospital de Base recebe tomógrafo de última geração

Equipamento faz uma média de 36 procedimentos por dia

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (7/12/13) – Os pacientes do Hospital de Base do Distrito Federal contam com um novo aparelho de tomografia computadorizada, que permite fazer, em média, 36 procedimentos por dia. O aparelho foi instalado em outubro.
 

O equipamento realiza exames de abdômen, tórax, crânio, órgãos e vasos sanguíneos e permite diagnosticar doenças como câncer, mutações genéticas, traumas, fraturas, alterações neurais, tumores, entupimento de artérias, entre outros.
 

O novo aparelho faz estudos funcionais e anatômicos, sem cortes, com técnica assistida por computador, onde dados são organizados para formar imagens “em fatias” do corpo humano.
 

“Alguns estudos, como a angiografia coronariana (do coração), por exemplo, foram viabilizados com esse novo aparelho. Antes, os exames envolviam muita
 

radiação e contraste, agora há utilização de radiações e contrastes mínimos e sem anestesia”, ressaltou a chefe da Unidade de Radiologia do Hospital de Base, Jozephina Guerra.
 

Outra melhoria do novo equipamento é a redução do tempo gasto para o exame de tomografia. “O tempo gasto, em média, é de 20 minutos”, constatou a especialista.
 

O HBDF também dispõe de outras tecnologias que permitem estudos e análises de doenças como: ressonância magnética nuclear e a ultrassonografia.
 

(B.F./M.D*.)