09/12/2013 às 11:10

Tecnologia melhora Sistema de Informação na gestão das águas do DF

Serviço dará mais agilidade ao processo de fiscalização e outorga pelo uso do bem

Por Da Redação, com informações da Adasa


. Foto: Divulgação Adasa

BRASÍLIA (9/12/13) – O Distrito Federal conta agora com um Sistema de Informação de Recursos Hídricos (SISRH) que, desde maio, unifica e organiza os dados sobre as águas da região. Com o controle efetivo da disponibilidade hídrica das 40 unidades hidrológicas, será possível dar maior agilidade ao processo de fiscalização e outorga pelo uso da água.
 

“O sistema garante um monitoramento mais efetivo dos lançamentos das águas pluviais e efluentes nos mananciais e da quantidade de água outorgada por captações superficiais e subterrâneas. Ele também agrega novas informações quanto ao número e à quantidade consumida pelos usuários. Com a tecnologia, a gestão das águas no DF deve atingir um nível de excelência”, afirmou o superintendente da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), Rafael Mello.
 

Os usuários também serão beneficiados com a tecnologia, pois suas demandas poderão ser atendidas, ou negadas, com base nos números obtidos pelo monitoramento da quantidade e qualidade dos recursos hídricos disponíveis para exploração. Esse subsistema informará valores de vazão e pluviosidade obtidos nas 44 estações de monitoramento da Agência Nacional das Águas (Adasa).
 

Com os dados, o setor de fiscalização da Adasa poderá atuar de maneira mais eficiente para garantir a todos os usuários a oferta da água, em quantidade e qualidade, e para evitar fontes de contaminação.
 

(K.I./M.D.*)