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11/12/2013 às 14:35
Objetivo é popularizar termos, como tombamento histórico, entre crianças e adolescentes
BRASÍLIA (11/12/13) – Os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal terão mais uma ferramenta para aprender sobre os patrimônios culturais da cidade com a revista Nina em Patrimônio Cultural: educar para preservar, lançada esta semana pela Secretaria de Cultura.
A publicação ensina, na linguagem de crianças e adolescentes, o que são os patrimônios culturais de Brasília, a história da cidade e quem foram Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, figuras centrais na idealização e realização da construção da nova capital do país.
“Patrimônio Cultural, Tombamento e Bens de Natureza Material e Imaterial são algumas palavras que precisam ser assimiladas pelos estudantes e inseridas em seu cotidiano. Com esta obra, pretendemos atrair o estudante para este universo, sensibilizando-o para a importância da preservação do patrimônio do DF”, explicou o subsecretário do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, José Delvinei.
Nina, estudante do ensino fundamental, é a personagem central da história, mas a pasta quer criar outros integrantes da família para continuar com o projeto.
“Queremos ensinar aos alunos para que eles entrem nessa luta para cuidar do patrimônio cultural. Afinal de contas, como diz Nina, ele é meu, é seu, é de todos nós”, completou Delvinei.
Foram impressas 10 mil revistas. Todas elas serão distribuídas nas escolas de ensino fundamental da rede pública do DF, como determina a Lei nº 5.080/2013, que prevê que o Executivo faça a realização e distribuição de publicações anuais, em linguagem acessível, referentes ao tema escolhido para as Jornadas de Brasília Patrimônio Cultural da Humanidade.
Veja a publicação aqui.
(J.S*)