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Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
13/12/2013 às 18:22, atualizado em 12/05/2016 às 17:50
Em vigor há oito meses, a STC tem capacitado os servidores, além de disponibilizar ferramentas para que o cidadão tenha acesso à informação
BRASÍLIA (13/12/13) – A Lei de Acesso à Informação, seja federal ou distrital, é consequência do Art. 5º da CF/88 e, em ambos os casos, é também decorrência de demandas da sociedade. Por esse motivo, ao longo deste ano, a Secretaria de Transparência e Controle do Distrito Federal (STC), por meio da Subsecretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (SUTPC), promoveu o “Espaço Aberto – Transparência e Gestão”, um programa com objetivo de atender as solicitações de vários órgãos do DF para explicar e tirar dúvidas sobre a LAI.
Até dezembro, foram realizados 13 encontros do “Espaço Aberto” sobre a Lei de Acesso à Informação, com a participação de 650 servidores. Em 2014, o programa pretende alcançar mais servidores para tratar da LAI e de outros assuntos relacionados à transparência e gestão.
Desde que a LAI (Lei 4990/2012) entrou em vigor, em 12 de abril de 2013, até o dia 12 deste mês, o Governo do Distrito Federal recebeu 2.584 solicitações de informação, das quais 2.421 (94%) já foram respondidas.
Do total, 1.873 (77%) foram plenamente atendidas; 75 (3%) foram negadas; e 154 (6%) não puderam ser atendidas por tratarem de matéria da competência legal de outro órgão, ou pelo fato de a informação não existir. O tempo médio para o acesso à informação solicitada foi de 13 dias – a LAI prevê até 30 dias.
DADOS – O quadro abaixo mostra o levantamento da versão eletrônica do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) com a relação dos órgãos mais demandados.
Órgão |
Qtd de pedidos |
|
Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal – CODHAB |
626 |
1º |
Secretaria de Educação |
200 |
2º |
Companhia de Saneamento do Distrito Federal – CAESB |
197 |
3º |
Departamento de Trânsito – DETRAN |
160 |
4º |
Secretaria de Saúde |
98 |
5º |
Companhia Imobiliária de Brasília – TERRACAP |
81 |
6º |
Companhia do Metropolitano do Distrito Federal – METRÔ |
78 |
7º |
Secretaria de Administração Pública – SEAP |
70 |
8º |
Transporte Urbano do Distrito Federal – DFTRANS |
66 |
9º |
Secretaria de Fazenda |
63 |
10º |
O relatório também listou o perfil dos solicitantes, mostrando as profissões que mais demandaram informação.
Profissão do Solicitante |
Qtde de pedidos |
|
Servidor público federal |
542 |
1º |
Não Informado |
401 |
2º |
Outra |
372 |
3º |
Empregado – setor privado |
369 |
4º |
Servidor público estadual |
218 |
5º |
O documento foi elaborado pela Coordenadora de Acesso à Informação, Fernanda Calado. Ainda segundo os dados, as mulheres foram responsáveis por 865 (33%) solicitações; os homens aparecem com 1.489 (58%) do total de pedidos e 230 (9%) não informaram.
ITINERANTE – O “Espaço Aberto” é um encontro de servidores criado pela SUTPC que tem por objetivo disseminar e debater temas relacionados à Transparência e Gestão com os Órgãos e Entidades do GDF. Trata-se de um espaço de diálogo interno sobre os desafios enfrentados no serviço público e a busca de soluções criativas para melhor servir a população do Distrito Federal.
O evento tem caráter itinerante, pois todos os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional e as empresas públicas e sociedades de economia mista do GDF podem solicitar e realizar o “Espaço Aberto” no seu local de trabalho. Para isso, basta preencher o formulário no site da STC.
(T.V*)