" /> ">

15/12/2013 às 16:23, atualizado em 17/05/2016 às 14:58

CEB conscientiza moradores do Gama

Durante programa “GDF Junto de Você” consumidor pôde ter exata noção dos equipamentos que mais gastam

Por Marcelo Ferreira, especial para a Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

 GAMA (15/12/13) – A Companhia Energética de Brasília (CEB) participa mais uma vez das atividades do programa “GDF Perto de Você”. Desta vez, a companhia leva orientação aos moradores do Gama sobre uso consciente da energia elétrica.

 

Numa casa em miniatura, as pessoas vão ligando cada equipamento e observam o movimento do medidor. À medida que as lâmpadas, ou qualquer outro dispositivo elétrico, vão sendo ligadas, o medidor vai acelerando, indicando que o consumo está alto.

 

Caio César Rocha Barroso, eletrotécnico da Gerência de Energia e Pesquisa e Desenvolvimento da CEB, explica que é preciso que o consumidor tenha consciência do quanto que cada aparelho dentro de casa consome. “Quando as pessoas vêem a quantidade de energia que um chuveiro gasta, por exemplo, elas passam a se sentir responsáveis pela energia que estão gastando”, explicou.

 

Caio lembra ainda que a CEB sempre foi parceira do programa “GDF Junto de Você”, o que possibilitou estar em contato com os usuários de energia em todas as regiões administrativas por onde o programa passou. “Estamos neste projeto desde o início. Muita gente conseguiu reduzir a sua conta de luz porque observou as orientações que receberam no nosso estande”, comemorou.

 

Nas atividades da CEB, durante o programa “GDF Junto de Você”, técnicos também orientam o público quanto à segurança no uso da energia, lembrando os riscos de sobrecarga da fiação, o perigo de soltar pipas perto de linhas de transmissão e os cuidados necessários na hora, por exemplo, de se instalar uma antena de televisão.

 

(M.F./M.D.)