16/12/2013 às 12:25

“Adasa na Escola” já atendeu 46 mil alunos no DF

Educação ambiental e uso racional da água são os focos do programa

Por Da Redação, com informações da Adasa


. Foto: Lula Lopes / Arquivo

BRASÍLIA (16/12/2013) – O programa “Adasa na Escola”, que leva informações sobre educação ambiental e uso racional da água para estudantes da educação infantil e do ensino fundamental da rede pública de Educação, já atendeu 46 mil alunos de 164 escolas do DF, desde 2010, quando foi implantado.

 

Segundo o regulador de serviços públicos da Adasa, Miguel de Freitas Sartori, o programa oferece uma conscientização de hábitos sustentáveis. “Se a criança começa a ser conscientizada desde cedo, a chance de ser um adulto consciente é muito maior. Além de levar os conhecimentos para a família, pois eles chegam em casa falando o que aprenderam e cobram que os pais sigam, além do material que também é levado para casa”.

 

Além dos alunos, 900 professores da rede pública receberam informações e material sobre os temas oferecidos.

 

O programa estabelece um calendário de visitação às escolas públicas, mas as escolas privadas podem solicitar o atendimento. “A escola pode nos convidar e nós iremos. Já fomos a diversas escolas privadas e até a grupos de escoteiros”, afirmou Sartori.

 

A proposta para 2014 é alcançar no mínimo 20 mil estudantes, e 900 professores, em 50 escolas, com um foco mais abrangente de informações. Além da educação hídrica, a Adasa pretende apresentar palestras sobre coleta seletiva de lixo e destinação correta dos resíduos sólidos.

 

A Adasa adquiriu, por meio da Editora Abril, a licença de uso de publicações sobre água na Revista Escola. Com isso, a Adasa levará a professores e técnicos uma gama mais substanciosa de material pedagógico sobre o tema.

 

O acordo contempla planos de aulas referentes aos temas: água no cotidiano, a oferta de água no planeta, o uso da água, o consumo consciente da água, o reuso da água.

 

Outra novidade para o próximo ano será a participação de uma equipe de teatro, que visitará as escolas após as palestras técnicas, apresentando de forma lúdica as práticas sobre o uso racional da água.

 

Em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranoá, a Adasa pretende implantar nas escolas da região comitês mirins escolares, para aumentar a difusão das práticas hídricas recomendáveis.

 

Nos últimos meses, os técnicos responsáveis pelo programa distribuíram milhares de cartilhas, squeezes, mochilas e folders sobre as diversas ações da Adasa para as turmas visitadas.

 

(V.F./M.D*)