Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
18/12/2013 às 20:22, atualizado em 12/05/2016 às 18:05
Motoristas terão de abril a junho para quitar imposto e desconto de 5% no pagamento à vista
BRASÍLIA (18/12/13) – O calendário com as datas de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), exercício 2014, foi divulgado pela Secretaria de Fazenda, conforme publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dessa segunda-feira (16).
Os contribuintes que não possuem débitos vencidos até 31 de dezembro de 2013 poderão pagar a cota única do IPVA com 5% de desconto. Os demais terão de quitá-lo de 7 de abril a 24 de junho, conforme a placa do veículo.
Em 2014, aproximadamente 95% da frota terá redução no valor do tributo de até 4,5% devido à desvalorização veicular.
Nos últimos anos, a Secretaria de Fazenda tem utilizado como base para a cobrança a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) de setembro, que expressa os preços médios dos veículos, praticados no mercado nacional.
As alíquotas não sofrerão mudanças, sendo mantidos os índices de 1% para veículos de carga com lotação acima de 2 mil kg; 2% para os ciclomotores; e de 3% para automóveis e caminhonetes. Quem optar pela isenção do IPVA ao comprar o veículo 0km, continua pagando alíquota de 3,5% nos anos consecutivos.
IPTU – O Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) também não sofrerá mudanças nas alíquotas ou base de cálculo, sendo apenas corrigido em 5,69% seguindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Atualmente, o DF possui cerca de 740 mil imóveis tributáveis.
As alíquotas aplicadas no DF são de 3% para terrenos desocupados; de 1% para imóveis não construídos, portadores de alvará de construção por até 36 meses, áreas comerciais, parte de residências utilizadas como comércio; e 0,3% para salas, quitinetes e outros imóveis residenciais edificados.
(A.C/J.S*)