19/12/2013 às 10:34

Estudantes do “Brasília sem Fronteiras” recebem certificados

O governador Agnelo Queiroz participou da cerimônia que premiou os 190 participantes do programa

Por André Carvalho, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

 BRASÍLIA (18/12/2013) – Os 190 estudantes e servidores do GDF que participaram do “Brasília sem Fronteiras 2013” receberam, na última quarta-feira (18), os certificados que celebram a conclusão da primeira edição do programa.

 

O Distrito Federal foi a primeira unidade da federação a colocar em prática este programa de qualificação e aperfeiçoamento profissional. Mais de 1,3 mil candidatos, de um total 2.304 inscritos, participaram do processo seletivo que incluiu análise curricular e provas objetivas de inglês e atualidades.

 

“Hoje comemoramos o êxito de um programa que já nasceu vitorioso. Estes jovens agora estão preparados para estudar em universidades de outros países, assim como os servidores, que aproveitaram essa oportunidade para ganhar conhecimento e melhorar a gestão pública de nossa Capital”, destacou o governador Agnelo Queiroz, que participou da cerimônia e entregou os certificado aos participantes dos cursos.

 

O “Brasília sem Fronteiras” oferece educação, capacitação científica, tecnológica e profissional, além de proporcionar acesso a níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da inovação. O programa ainda contribui para o processo de internacionalização do conhecimento científico e da qualificação de jovens, fomenta o desenvolvimento da capacidade de liderança, espírito de cooperação e exercício da cidadania.

 

O estudante Renan Rodrigo, 18 anos, foi um dos participantes da iniciativa e aprovou o resultado. “Foi uma coisa especial e diferente. Mudou muita coisa em minha vida e já começo a ver essas mudanças no meu dia a dia, principalmente, na forma de praticar meus estudos e aplicá-lo na minha vida profissional”.

 

Para o servidor público Guilherme Soares, 28 anos, a experiência foi um novo marco em sua vida. “Profissionalmente, um curso no exterior agrega muito valor no currículo. Foi a realização de um sonho, que por conta própria eu não teria condições de conseguir realizar”.

 

Para 2014, serão selecionados outros 2 mil participantes – 1400 estudantes do ensino médio, 400 servidores e 200 estudantes universitários – para fazerem cursos em instituições de ensino superior nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Nova Zelândia, Aústria, Holanda, Bélgica e Cingapura. A previsão é que seja lançado o edital de inscrições em fevereiro do próximo ano.

 

(A.C./M.D.)