21/12/2013 às 17:42

Primeiro hospital veterinário público do DF será construído em 2014

Unidade atenderá cães e gatos gratuitamente

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

BRASÍLIA (21/12/2013) – O Distrito Federal ganhará o seu primeiro hospital veterinário público. A unidade será construída no Parque Lago do Cortado, conforme anúncio feito neste sábado (21) quando o governador entregou o espaço revitalizado à população. O investimento estimado é de R$ 3,5 milhões.

 

As obras devem começar em fevereiro de 2014 e a conclusão está prevista para julho do mesmo ano.

 

Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama e do vice-governador, destacou que a unidade veterinária atenderá os animais das famílias mais carentes. “Será um local para tratamento e prevenção de doenças nos animais dessas pessoas que não têm condições”, garantiu o chefe do Executivo local.

 

O hospital atenderá gratuitamente cães e gatos de famílias cadastradas em programas sociais do GDF, ONGs de proteção animal e abrigos. O local, que realizará cerca de 100 procedimentos por dia, terá uma unidade exclusiva de castração de animais, como medida de controle reprodutivo.

 

“Têm muitas pessoas que amam seus animais, mas quando eles adoecem não têm condições de pagar o tratamento, o que acaba contaminando as famílias, e são abandonados nas ruas do DF”, ressaltou Agnelo.

 

A unidade veterinária terá seis módulos e realizará consultas, medicações, internações, exames de radiologia digital, ultrassonografias, cirurgias gerais, de tecidos moles, ortopédicas e oncológicas.

 

Os serviços serão prestados por profissionais especializados em cardiologia, dermatologia, endocrinologia, odontologia, patologia clínica e anestesiologia.

 

“É uma questão de saúde pública, pois os animais domésticos vivem dentro das casas e dos apartamentos e se estiverem doentes podem contaminar toda a família”, declarou o secretário de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Eduardo Brandão.

 

Durante o anúncio, diversos cães e gatos foram vacinados contra cinomose (doença viral altamente contagiosa) e receberam coleiras de combate à leishmaniose (doença crônica causada por protozoário).

 

A ação foi realizadas em parceria com a Associação Protetora dos Animais do DF (ProAnima) e com a Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – DF.

 

(V.F/J.S*)