" /> ">

23/12/2013 às 14:01, atualizado em 12/05/2016 às 17:47

Ceasa-DF fará coleta seletiva de lixo

Ação faz parte do programa “Ceasa Limpa”

Por Vaneska Freire, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (23/12/13) – A Ceasa-DF publicou nesta segunda-feira (23), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o edital para aquisição de kits de lixeiras personalizadas, do programa de coleta seletiva de lixo. O investimento será de aproximadamente R$ 80 mil.
 

A disputa, por meio de pregão eletrônico, acontecerá no dia 6 de janeiro de 2014, com a contratação feita pelo Sistema de Registro de Preços. Os interessados deverão retirar o edital, gratuitamente, pelo site www.comprasnet.gov.br. 
 

Segundo o presidente da Ceasa-DF, Wilder Santos, a aquisição das lixeiras é o primeiro passo para a implantação do programa “Ceasa Limpa”, que trata do gerenciamento de resíduos sólidos.
 

“Precisamos fazer com que os usuários da Ceasa tenham o sentimento de pertencimento a esse projeto. Pois ao fazer parte do programa, ele deixará de jogar lixo no chão e passará a utilizar as lixeiras de coleta seletiva. Isso é essencial para implantarmos o programa ‘Ceasa Limpa'”, declarou Wilder.
 

Ao todo, serão 50 kits de coleta seletiva, cada um com cinco lixeiras de 38 litros, com abertura frontal. As lixeiras serão identificadas na frente e atrás sobre o resíduo ao qual se destinam e seguirão as cores determinadas para cada material verde (vidro), azul (papel), amarela (metal), vermelha (plástico) marrom (orgânico). O modelo atende ao padrão estabelecido para segregação de resíduos.
 

Os kits serão instalados ao longo das calçadas da Ceasa-DF, separadas por uma distância de 40 a 60 metros e posicionados em lados opostos da via, permitindo aos usuários o fácil acesso e a boa visualização dos equipamentos.
 

O vencedor da licitação terá um prazo de 30 dias corridos, após a emissão da Nota de Empenho, para entregar o material.
 

Semanalmente, circulam pela Ceasa-DF cerca de 25 mil veículos, entre caminhões, carros de passeio e motos. O local movimenta cerca de 30 mil toneladas de hortifrutigranjeiros, além de abrigar o Mercado do Peixe, o Mercado Orgânico e a Central Flores.
 

(L.C/V.F*)