28/12/2013 às 11:32

Hospital do Paranoá é referência em tratamento de coluna

Falta de exercícios e postura incorreta são as principais causas das dores

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

PARANOÁ (28/12/2013) – O sedentarismo, o sobrepeso e a má postura são os maiores responsáveis pelas dores na região das costas, que podem levar ao início precoce ou à progressão dos transtornos degenerativos e estruturais da coluna lombar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 85% da população sofre ou ainda vai sofrer desse mal.

 

No Distrito Federal, quem sofre com essas dores conta com um espaço para se tratar. O Serviço de Coluna, do Hospital Regional do Paranoá (HRPa), foi inaugurado em janeiro deste ano já é referência nesses atendimentos.

 

Antes, o atendimento ambulatorial era realizado no Hospital de Base do DF (HBDF), que atualmente atende somente pacientes críticos, que chegam à Unidade de Trauma e precisam de atendimento emergencial para evitar lesões graves.

 

Mais de 2,5 mil atendimentos ambulatoriais e 83 procedimentos foram realizados entre 2011 e 2013, no HRPa e HBDF.

 

“Os transtornos degenerativos da coluna são as principais causas de procura da população ao atendimento nos ambulatórios”, destacou o coordenador do Serviço de Coluna do HRPa, Ângelo Ganeo, ao lembrar que a falta de atividade física, obesidade e permanecer muito tempo sentado ou em pé no trabalho podem agravar o problema.

 

O serviço busca atender casos de lesões traumáticas da coluna vertebral, bem como, atendimentos ambulatoriais para prevenção, tratamentos e exames. Além de casos de tumores na coluna e urgências dos transtornos degenerativos (hérnias de disco ou estenoses do canal vertebral) que levam a déficits neurológicos progressivos.

 

CUIDADOS – Os principais cuidados com a coluna vertebral são: atividade física orientada com fortalecimento muscular e atividade aeróbica de baixo impacto, reeducação postural, manutenção do peso dentro do Índice de Massa Corporal (IMC) apropriado e investigação precoce para os pacientes com histórico familiar.

 

O HRPa oferece Pronto-Atendimento de Especialidades Ortopédicas (Paeso), de terça à sexta-feira, com marcação de consultas por agenda, das 7h às 9h e das 13h às 15h. As consultas, também, podem ser marcadas nos centros de saúde.

 

(V.F/J.S)