04/01/2014 às 13:48

Exposição ‘Brasil, um país, um mundo’ atrai mais de 500 pessoas por dia

Mostra percorrerá as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 e já é um sucesso entre o público

Por Da Secretaria de Turismo


. Foto: divulgação

BRASÍLIA (4/1/2014) – Crianças, jovens e adultos podem ser vistos admirando e até interagindo com a exposição ‘Brasil, um país, um mundo’ que fica até o dia 19 de janeiro, no 1º andar, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
 

Mais de cem peças de jogos memoráveis do futebol brasileiro e mundial estão na exposição. Entre as peças da mostra, o visitante pode ver de perto a medalha do capitão do pentacampeonato do Brasil de 2002, Cafu; a camisa do jogador Branco da final da Copa de 1994, contra a Itália; e até a camisa do eterno rei Pelé da Copa de 70.
 

Outro ponto que atrai a atenção de quem visita a exposição é o pebolim (futebol de mesa) e o futebol de botão, o local é bastante aproveitado por crianças e adultos de todas as idades. ‘Brasil, um país, um mundo’ é dividido em quatro eixos temáticos: Paixão, Diversidade e Sagrado; Tecnologia; História e Moda.
 

Os visitantes podem montar a seleção brasileira de todos os tempos, escolhendo 11 jogadores entre todos os que competiram às copas do mundo.
 

Entre os painéis é possível conhecer um pouco do futebol de Mané Garrincha, que na Copa de 1962, por exemplo, após a contusão de Pelé, entrou em campo e se tornou o grande jogador da partida. Além disso, o visitante fará uma breve viagem pelas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, inclusive à anfitriã da mostra, Brasília.
 

Além disso, é possível adquirir produtos e objetos de artistas. A renda será convertida a Associação dos Campeões Mundiais e Fundação Cafu. “Espero que os brasileiros que estejam na capital desfrutem desta exposição única sobre o futebol”, afirmou o secretário de Turismo, em exercício do DF, Geraldo Bentes.
 

Os turistas de Santa Catarina, Antenor Galvão e a esposa, ficaram admirados com o acervo da exposição. “Nunca tinha visto uma exposição como esta sobre a história das Copas que o Brasil foi campeão. Vi na televisão a abertura que contou com a presença do Pelé e disse, vou lá conferir”, contou.
 

Galvão disse que se recorda de vários momentos importantes, principalmente da Copa de 70, que o Brasil foi campeão e ele assistiu pela primeira vez a uma partida a cores pela televisão. O aposentado disse que acompanha bastante o futebol. “Eu assisti o jogo de abertura em 2013 contra o Japão no Mané Garrincha e a final marcante no Maracanã”, recordou Antenor Galvão.
 

Outra peça que traz lembranças a Antenor é a camisa do capitão Dunga na derrota contra a França na Copa de 1998. “Me lembro bem desta camisa autografada”, disse apontando o objeto que compõe a exposição.
 

Já o técnico em Informática, Nielson Carvalho e o filho Rodrigo aproveitaram para disputar uma partida de futebol de botão. O garoto demonstrou entusiasmo com uma peça em específico. “Achei muito legal a chuteira do Neymar”, afirmou.
 

Serviço
 

Exposição Brasil, um país, um mundo
 

Local: Centro de Convenções – mezanino da Ala Sul, 1º andar
 

Temporada em Brasília de 18/12 a 19/01
 

Horário: 10 às 19h
 

Entrada Franca

(V.F/T.V)