05/01/2014 às 15:50

Criador da escultura de melancia em Sobradinho inaugura oficina de arte

Artista plástico pretende levar trabalhos produzidos no local para exposições internacionais

Por Da Redação, com informações da Administração Regional de Sobradinho


. Foto: João Timóteo

 SOBRADINHO (5/1/14) – O famoso artista responsável pela criação da escultura em forma de melancia, em Sobradinho, vai inaugurar, ainda no começo deste ano, uma oficina de arte urbana gratuita para os moradores da cidade. Antônio Alves de Souza, mais conhecido como Toninho, pretende descobrir novos talentos e, quem sabe, até expor os trabalhos produzidos em grandes exposições nacionais e internacionais.

 

O artista plástico ficou conhecido internacionalmente pela obra em forma de fruta há 26 anos, época em que sua mulher grávida só tinha desejo por esse alimento. O fato o marcou a ponto de criar a bela peça de arte, referência em Sobradinho. Depois disso, Toninho foi chamado para expôr seu trabalho em diversas cidades do País e da Europa.

 

Pioneiro da cidade-arte Sobradinho, o artista conta que o movimento “melancia-cultura” já existia há alguns anos antes da obra da quadra 7 ser montada. “O lote era do Tribunal Regional Eleitoral e tinha apenas uma pedra fundamental. Chamei alguns artistas para mudarmos aquela situação, mas ninguém quis interferir. Então no aniversário da cidade peguei alguns materiais da minha casa e criei a arte”, explicou.

 

Toninho não imaginava que a repercussão de uma melancia em cima de uma estrutura de cimento branco fosse tão grande. “Essa intervenção urbana foi o que me deixou famoso no mundo inteiro. Vivo da arte e penso nela 24 horas por dia. É minha grande paixão”,contou o artista que também desenvolve o projeto “Arte nas paradas de ônibus” desde 1991 em sua cidade.

 

Em 1992, ele criou o “melantucanarismo” – mistura de melancias, araras e tucanos nas obras de forma abstraída. “É meu movimento preferido. Sem formas, apenas com cores fortes”, confessou o artista, que possui dois livros publicados, “Toninho de Souza por Toninho de Souza” e “Melantucanarismo”.

 

Após quatro décadas dedicadas à cultura, o artista tem muita história para contar. A casa do morador de Sobradinho também virou uma obra de arte para a cidade. O muro da residência retrata a história da criação de Brasília desde a construção da capital do país até a morte do ex presidente Juscelino Kubitschek.

 

Mesmo reconhecido no mundo inteiro, Toninho sofre com delitos cometidos na cidade por pichadores. “É doloroso para um artista ver sua arte depredada. Demorei mais de dois meses para concluir uma escultura em frente ao Teatro de Sobradinho e ela está totalmente pichada”, lamentou. Para ele, a arte e a comunidade devem andar juntas. “As pessoas devem valorizar e cuidar do patrimônio cultural”, revelou.

 

Para o administrador de Sobradinho, Márcio Guedes, Toninho de Souza é um símbolo cultural importante da cidade. “Ele contribui positivamente de todas as formas, seja em música, arte e teatro. Com a ajuda desse grande artista, a cidade a cada dia fica mais enriquecida com cultura”.

 

Serviço

Quem quiser participar da oficina de arte urbana gratuita, basta mandar um email para: toninhodesouza@gmail.com.

 

(K.I./M.D.)