11/01/2014 às 18:09

Abar será dirigida pelo presidente da Agência Reguladora de Águas

Entidade tem 49 agências reguladoras associadas

Por Da Redação


. Foto: Divulgação/Adasa

BRASÍLIA (10/1/13) – O presidente da Agência Reguladora de Águas do Distrito Federal (Adasa), Vinicius Benevides, assumiu, neste mês, a presidência da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (Abar), conforme anunciado pela Adasa.
 

A Abar tem como objetivo contribuir para o avanço e consolidação das atividades de regulação em todo Brasil. Com a troca de experiências entre associadas e outros organismos, a associação busca promover critérios uniformes para problemas semelhantes de amplo interesse público.
 

Com 49 agências reguladoras associadas – entre federais, estaduais e municipais -, a associação atua em harmonia com os poderes públicos na busca do aprimoramento da regulação e da capacidade técnica das agências.
 

PERFIL – Vinicius Benevides é engenheiro elétrico formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tem pós-graduação em Sistemas Elétricos de Potência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA em Planejamento Estratégico pela Fundação Getúlio Vargas e especialização nas áreas de recursos hídricos e energia elétrica na Alemanha, França e Estados Unidos.
 

O profissional atua no setor de regulação desde a criação das primeiras agências, em 1997. No GDF, foi diretor da CEB, coordenador da Agência de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (AGINDU) e responsável técnico pelo Projeto de Lei que deu origem à ADASA, onde foi membro de sua primeira Diretoria Colegiada.
 

Na administração federal, foi coordenador geral de Recursos Hídricos do Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica (DNAEE), integrou a equipe que montou a (ANEEL), atuou como assessor da Direção da Agência e  assessor do presidente da Eletronorte, além de ter chefiado o Departamento de Coordenação Técnica da empresa.
 

Foi membro dos conselhos nacionais de Defesa Civil, Saneamento e Meio Ambiente e do Conselho de Administração da Codevasf. Como representante do Ministério de Minas e Energia, foi um dos coordenadores do Projeto de Lei que deu origem à Lei Nacional de Recursos Hídricos.
 

Além disso, tem diversos trabalhos publicados em seminários nacionais e internacionais na área de energia, recursos hídricos e saneamento. Representou o Brasil em diversos organismos internacionais e coordenou projetos internacionais de cooperação técnica.
 

(A.S/T.V*)