12/01/2014 às 17:27

Sistema on-line reúne informações turísticas do DF

Pesquisa foi desenvolvida pelo Centro de Excelência em Turismo da UnB e ajudará a desenvolver o setor

Por Da Secretaria de Turismo


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (9/1/14) – Informações turísticas das 31 regiões administrativas do Distrito Federal estão disponíveis no Observatório do Turismo, ferramenta on-line criada pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB) que norteará projetos de investimento para o desenvolvimento do setor e a formulará roteiros de passeios.
 

O estudo é um raio-x de todos os serviços que as cidades do DF já oferecem, com ênfase na qualidade e disponibilidade de acesso pelo público e do potencial que pode ser otimizado ou integrado às atividades turísticas da cidade.
 

Para acessá-lo, basta procurar o Sistema Informatizado de Dados no site do Observatório do Turismo e buscar o link “Estudos e Pesquisas”. O internauta será direcionado para a página de cadastro para informar, de maneira rápida, os dados pessoais e estipular uma senha.
 

Na pesquisa, que começa pela área de infraestrutura, foram levantados os serviços aquaviário, aeroviário, ferroviário e rodoviário, de saúde, de segurança, de educação, de comércio e de informações, entre outros mais específicos, como postos de gasolina, bancos, mecânica e representações diplomáticas.
 

Em seguida, o público pode se informar sobre os equipamentos de hotelaria, alimentação, agências de turismo, transportadoras turísticas, eventos, lazer e outros equipamentos turísticos.
 

Em cada um desses pontos, o visitante pode, por exemplo, saber informações gerais sobre o empreendimento contratado, estrutura de funcionamento, acessibilidade interna e outras características.
 

Na parte de atrativos, estão disponíveis informações técnicas como relevo, hidrografia e unidades de conservação – no caso dos naturais -, e centros culturais, gastronomia, teatros, cinemas, artesanato e manifestações de cultura local – no caso dos cultuais.
 

No link, é possível conhecer o órgão que administra cada monumento, telefones de contato, endereço, o que o lugar oferece ao visitante e muito mais.
 

Empresários e comunidade acadêmica podem fazer uma inscrição diferenciada com credenciais para colaborar com a inclusão de dados que contribuam com o mapeamento das atividades e pesquisas no setor de turismo do Distrito Federal, o que faz da ferramenta um método democrático e dinâmico de monitoramento de toda a região.
 

(F.M/T.V*)