15/01/2014 às 15:19

Instituto de Cardiologia inaugurará Unidade de Transplantes de Medula Óssea

Hospital recebeu novos equipamentos nesta quarta-feira (15)

Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

 BRASÍLIA (15/1/14) – O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) inaugurará em março a Unidade de Transplantes de Medula Óssea, com a destinação de 27 leitos de enfermaria e 12 de hospital para o atendimento desse tipo de procedimento.

 

“Estamos visitando uma área que vai ser o maior centro de transplante de medula óssea do país. Começamos a fazer (a obra) no ano passado e com essa ampliação vamos conseguir atender não só a nossa demanda, mas ser referência para o país inteiro”, disse o governador do DF, Agnelo Queiroz, ao visitar o espaço em obras.

 

O governador, acompanhado da primeira dama, Ilza Queiroz, do senador Valdir Raupp e de outras autoridades, participou da entrega oficial de novos equipamentos hospitalares ao Instituto. O ICDF recebeu três novos elevadores (com capacidade para transporte de maca); tomógrafo computadorizado (com 160 canais); ressonância magnética atualizada; e dois ecocardiógrafos, sendo um tridimensional.

 

Os equipamentos foram adquiridos por meio do Fundo Nacional de Saúde, verba do Ministério da Saúde destinada ao Instituto por emendas parlamentares.

 

O investimento, somando os equipamentos novos e a construção da unidade de transplante de medula, foi de R$ 13 milhões.

 

O ICDF já realiza transplante de medula óssea, mas possui apenas dois leitos. “Atualmente, fazemos apenas um tipo de transplante, com a medula do próprio paciente. A ampliação vai permitir fazer o transplante halogênico, com outros doadores”, explicou a diretor clínico do ICDF, Núbia Vieira.

 

RETROSPECTIVA – Em 2013, o ICDF realizou 49 transplantes de fígado, 16 de rim, dois de pulmão, três de medula óssea e dois de córnea.

 

(B.F./M.D.*)