15/01/2014 às 21:32

Paulistas vencem primeiro jogo de basquete em cadeira de rodas

Público pode assistir às partidas que ocorrem até domingo (19) gratuitamente

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Brito

BRASÍLIA (15/1/13) – A equipe Águias de São Paulo venceu com 85 pontos o time brasiliense Comissão Jovem Brasília, que fechou em 46, no primeiro jogo do Campeonato Brasileiro de Basquete de Cadeira de Rodas da primeira divisão, realizado no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/DF) na tarde desta quarta-feira (15).

 

O técnico do time brasiliense, que é patrocinado pelo BRB e recebe verbas do projeto do “GDF Compete Brasília“, Enilson Antônio da Silva, destacou que esse era um dos jogos mais difíceis. “A equipe adversária é a atual campeã, mas esses jogos são classificatórios, e nosso time está bem preparado, treinando desde o ano passado para competir”, contou.

 

“Essa é a segunda vez que competimos pela primeira divisão. Estou confiante porque nós treinamos para vencer o campeonato e todos da equipe estão animados”, descreveu o ala-armador da equipe, 23 anos, que mora em Planaltina, ao falar que não desanima para a vitória no torneio final.

 

Viana, que perdeu o movimento das pernas em um acidente de carro aos 16 anos, conta que o esporte mudou sua vida. “Pensei que nunca poderia jogar depois que isso aconteceu, porque não conhecia esse tipo de esporte. Mas, desde 2011, faço parte da Seleção Brasileira e já disputei na Sulamérica, na Venezuela, e na Copa América, na Colômbia”, lembrou.

 

Alan Souza Marques de Oliveira, 25 anos, que joga na mesma posição de Viana na Comissão Jovem e também reside em Planaltina, fala da emoção ao jogar. “O coração fica acelerado, mas treinamos muito, aliás, praticamente o ano inteiro, e estamos confiantes”, complementou.

 

“Nesse campeonato, da primeira divisão, temos a elite do basquete em cadeira de rodas do Brasil. São os 12 melhores times jogando”, enalteceu a presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, Naíse Pedrosa.

 

Segundo ela, a modalidade esportiva para cadeirantes tem se desenvolvido tanto no país que já existem quatro divisões para adequar as 90 equipes existentes.

 

“Nós só conseguiremos crescer mais com parcerias e apoio, a exemplo do governo federal e do GDF, que nos auxiliou para sediarmos a competição em Brasília, o que é importante para promoção do nosso trabalho, já que estamos no coração do Brasil”, enfatizou.

 

Para realizar os jogos, o governo local ofereceu apoio por intermédio do Corpo de Bombeiros, da Caesb, que fornece água, e das empresas de transporte público do DF que fazem a condução dos atletas.

 

A próxima partida ocorrerá nesta quarta à noite, no Centro de Treinamento do Bombeiro, entre as equipes Magic, de São Paulo, e Associação Desportiva para Deficientes Físicos (ADDS), de Pernambuco. No local, também haverá a cerimônia de abertura oficial, nesta quinta (16), às 19h.

 

INCENTIVO – Para fortalecer a promoção do esporte de pessoas com deficiência, foi sancionada, em julho de 2011, a Lei Agnelo-Piva, que prevê que 2% da arrecadação bruta de todas as loterias federais do país sejam repassados ao Comitê Olímpico Brasileiro e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro.

 

O representante da Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas, Marcelo Nunes, destacou que, graças à lei, de autoria do então deputado federal e atual governador do DF, Agnelo Queiroz, e do então senador Pedro Piva, o paradesporto do Brasil está entre os sete melhores do mundo.

 

“Consequentemente, a evolução atingiu também o basquete. Muitos atletas passaram a ter como se manter depois da lei”, explicou Nunes.

 

De acordo com dados do último censo, o Distrito Federal possui 574.275 pessoas com deficiência. O número corresponde a 22,34% da população do DF.

 

SERVIÇO:

Campeonato Brasileiro de Basquete de Cadeira de Rodas da Primeira Divisão

Data: de quarta-feira (15) a domingo (19)

Locais: Clube da Asmec e Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/DF)

Entrada franca

Confira aqui a tabela de jogos e outras informações.

 

(A.S/J.S*)