Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
20/01/2014 às 19:16
Atividades culturais serão realizadas nesta terça-feira (21) na Rodoviária do Plano Piloto
BRASÍLIA (20/1/14) – O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado nesta terça-feira (21), terá programação especial no Distrito Federal com a participação de vários movimentos religiosos. O evento, que acontecerá na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto, começará às 16h.
Organizado pela Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial (Sepir), o ato público contará com o apoio dos membros das comunidades tradicionais de terreiro de Brasília e Entorno, como a casa religiosa Ilê Òyá Bagan, Foafro-DF, Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno e Taguá Foto Clube.
No encontro, será entregue às autoridades uma carta que solicita o apoio à proposta que institui, em 21 de janeiro, feriado no Distrito Federal como homenagem ao “Dia das Comunidades Tradicionais de Terreiro”.
“O dia 21 de janeiro deve ser lembrado, pois este é um importante passo para enfrentar a intolerância religiosa. A situação é grave, e são constantes os ataques aos praticantes de religião de matriz africana no Distrito Federal”, destacou a titular da Gerência da Religiosidade e de Matriz Africana da Sepir, Adna Santos de Araújo (Mãe Baiana).
A celebração contará com a presença de artistas locais, apresentação de capoeira, grupos de rapper e outras atividades com a temática afro-brasileira e matriz africana.
SAIBA MAIS – A data foi instituída em 2007, pela Lei Federal nº 11.635, em homenagem à Gildásia dos Santos e Santos, conhecida popularmente como “Mãe Gilda”, do Terreiro Axé Abassá de Ogum, em Salvador, na Bahia.
A religiosa foi vítima de um ataque cardíaco após ver seu rosto estampado na primeira página de um jornal pertencente a uma igreja protestante com a manchete “Macumbeiros charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes”.
(F.M./M.D.*)