23/01/2014 às 15:50

Corrida de Reis contará com esquema especial de Segurança Pública

Haverá desvio gradual no trânsito das vias N1 e S1 Norte e Sul a partir das 9h e interdição total às 18h

Por Da Secretaria de Segurança, com informações da Secretaria de Esporte


. Foto: Pedro Ventura

 BRASÍLIA (23/1/14) – A Corrida de Reis, que acontecerá na Esplanada dos Ministérios no próximo sábado, às 19h, contará com esquema especial de segurança, com integração das quatro forças de Segurança – polícias Militar e Civil, Detran e Corpo de Bombeiros.

 

Durante coletiva de imprensa realizada hoje na Secretaria de Segurança, o secretário da pasta, Sandro Avelar, afirmou que o planejamento operacional está pronto e foi elaborado para garantir a segurança tanto dos corredores quanto das pessoas que irão acompanhar a corrida. “Vamos mudar toda a mobilidade da área central do DF durante os eventos esportivos e assim garantir conforto e segurança para toda a população. As polícias Civil e Militar estarão atentas durante todos os eventos”, destacou.

 

A responsabilidade pela organização do trânsito será compartilhada entre as forças de Segurança, a partir do canteiro central da Esplanada: as vias do lado norte serão de responsabilidade da Polícia Militar e as do lado sul, do Detran.

 

Haverá isolamento gradual das vias N1 e S1, a partir das 9h, e serão completamente isoladas às 18h, com desvio do trânsito de veículos para vias alternativas, com o intuito de deixar a passagem livre para a Corrida de Reis, que tem largada prevista para as 19h, na via N1, em frente ao Ginásio Nilson Nelson. Os atletas e o público pedestre poderão utilizar as vias alternativas N2 e S2 para deslocamento.

 

Vale ressaltar que a partir das 18h, o DFTrans providenciará que todos os ônibus sejam removidos para a parte superior da Rodoviária, onde acontecerão os embarques e desembarques de passageiros. A previsão para liberação da plataforma inferior (lado sul) ocorrerá após passar o último corredor pelo local, por volta das 20h30. Já o lado norte será reaberto por volta das 21h30.

 

Segundo o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Esportes do DF, Célio René, a corrida tem mais de 15 mil inscritos e já é comparada a eventos esportivos nacionais de grande porte, como a Corrida da Pampulha, em Belo Horizonte, e a Corrida de São Silvestre, em São Paulo.

 

Importante lembrar ao público circulante que no mesmo dia acontecerá o jogo de basquete entre Flamengo e Brasília, no Ginásio Nilson Nelson, às 12h. Para esse jogo são esperadas mais de 10 mil pessoas.

 

Ficam sugeridos os seguintes estacionamentos para utilização do público:

 

Parte Sul:

– Estacionamento dos fundos do TJDFT e MPDFT;

– Estacionamento 12 do Parque da Cidade;

– Estacionamento do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade;

– Estacionamento da Câmara Legislativa e do TSE.

 

Parte Norte:

– Estacionamento do Anexo do Palácio do Buriti;

– Estacionamento do TCDF;

– Estacionamento dos fundos do Ginásio Nilson Nelson;

– Estacionamento do Estádio Nacional de Brasília.

Entretanto, como há expectativa de grande público para a corrida, já que estão inscritos 16 mil atletas, quem for ao evento deve preferir o transporte público coletivo.

 

(M.D*)