24/01/2014 às 16:10

Estoque de merenda escolar está em dia

Rede pública de ensino serve, diariamente, cerca de 500 mil refeições

Por Fábio Magalhães, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

 BRASÍLIA (24/1/14) – Faltando pouco mais de 10 dias para o início do ano letivo nas escolas da rede pública de ensino, o governador Agnelo Queiroz visitou o depósito do “Programa de Alimentação Escolar” (PAE) da Secretaria de Educação. A vistoria ocorreu no início da tarde de hoje, em Taguatinga, onde está instalado o galpão de armazenamento.

 

“Está tudo certo para começarmos as aulas e aqui está uma parte importante da nossa alimentação escolar. Nosso Programa é um dos maiores do país, nós fornecemos 105 milhões de refeições por ano, e praticamente alimentamos, através da escola, 20% da população do Distrito Federal”, ressaltou o governador.

 

Segundo cálculos do chefe do Executivo, são servidas diariamente, em toda a rede pública de ensino, cerca de 500 mil refeições que atendem alunos de todos os níveis e séries. Para atender a essa demanda, passam pelo local, anualmente, 10 mil toneladas de alimentos perecíveis e outras 10 mil toneladas de não perecíveis.

 

A previsão, conforme destacou o governador, é que a agricultura familiar tenha cada vez mais espaço para o fornecimento de alimentos à Secretaria de Educação, de forma a proporcionar aos estudantes a mudança de hábitos alimentares com a inserção de produtos naturais no cardápio escolar.

 

“No ano passado compramos R$ 10 milhões da agricultura famíliar e neste ano vamos ampliar. Com essa medida estamos colocando esses recursos na agricultura do Distrito Federal, gerando emprego, renda no campo e maior produtividade. Portanto, essa área é muito especial porque ajuda no desenvolvimento das nossas crianças, melhorando cada vez mais a segurança alimentar dos nossos jovens”, frisou Agnelo.

 

INÍCIO DAS AULAS – De acordo com o governador, toda a Secretaria de Educação está, neste período, em um esforço concentrado para que o início do ano letivo ocorra tranquilamente em todas as escolas da rede.

 

O governador destacou que todas as medidas estão sendo tomadas para que os alunos encontrem, no primeiro dia de aula, as escolas em boas condições estruturais e professores satisfeitos em sala de aula.

 

“Estamos fazendo uma reforma grande em 300 escolas, contratamos 711 professores, 120 da carreira de assistência em educação, entre os quais, inclusive, muitos nutricionistas, psicólogos e profissionais de outras áreas. Está tudo certo para o início das aulas”, garantiu.

 

(F.M./M.D*)