29/01/2014 às 15:36

Última semana da “Carreta da Mulher” em Samambaia

Unidade, que ficará na cidade até sexta-feira (31), realizou mais de 2.300 exames desde o início de janeiro

Por Iêda Oliveira, da Secretaria de Saúde


. Foto: Lula Lopes / Arquivo

Samambaia (29/1/14) – As moradoras de Samambaia que ainda não conseguiram comparecer à Unidade Móvel de Saúde da Mulher devem ficar atentas, pois a “Carreta da Mulher”, estacionada na Quadra 302 ao lado da Clínica da Família em Samambaia Sul, ficará na cidade até sexta-feira (31). Desde o dia 6 de janeiro até essa terça-feira (28), a unidade realizou mais de 2.300 exames.
 

O coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles, destacou a importância e os resultados desse serviço. “A Carreta vem proporcionando às mulheres a realização de um grande número de exames. Isso comprova a eficiência e a qualidade dos serviços oferecidos”, comenta.
 

A diretora regional de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo, alerta a população feminina de Samambaia: “É preciso chamar a atenção de todas as mulheres, principalmente aquelas entre 50 e 69 anos que nunca fizeram a mamografia. É importante que aproveitem essa última semana da Carreta aqui e realizem os exames para uma detecção precoce, quando for o caso”, disse.
 

Paula Garcia informou ainda que, durante os exames, um caso de diagnóstico possível de câncer foi detectado e prontamente encaminhado para o serviço de mastologia. “Esse é o objetivo da Carreta: facilitar o acesso aos exames, permitindo o diagnóstico precoce de doenças”, enfatizou.
 

EXAMES – A unidade móvel, que funciona de segunda a sexta-feira, oferece exames de mamografias, ecografias e preventivos de câncer de colo do útero (Papanicolau). Diariamente, às 7h, são distribuídas 150 senhas – são 50 mamografias, 50 preventivos e 50 ecografias diversas.
 

Para as mamografias e ecografias é necessária a apresentação de pedido médico, exceto para as mamografias em mulheres acima de 40 anos. No caso do preventivo, não há a necessidade de requisição médica, e o exame é indicado para todas que já tenham iniciado a vida sexual. As moradoras devem apresentar também documento de identidade e cartão do SUS.
 

Nas duas primeiras visitas a Samambaia, uma em 2012 e outra em 2013, a comunidade feminina foi contemplada com mais de 7.300 exames.
 

CARRETAS – Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com quatro Carretas da Mulher, que já percorreram várias regiões administrativas de Brasília. Desde março de 2012, quando o projeto foi lançado, foram realizados mais de 116 mil exames.
 

Para acompanhar o cronograma das Unidades Móveis de Saúde da Mulher em todo o Distrito Federal, basta acessar o site
 

(T.V*)