01/02/2014 às 16:17

Hospitais ganham equipamentos de alta tecnologia para diagnósticos

Pelo menos sete unidades da rede pública de Saúde receberam 12 aparelhos para cirurgias; investimento é de R$ 2,4 milhões

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (1/2/14) – O Governo do Distrito Federal investiu R$ 2,4 milhões na compra de 12 novos equipamentos de alta tecnologia para diagnósticos em sete hospitais da rede pública, segundo informações da Secretaria de Saúde (SES). Os aparelhos serão utilizados em pacientes submetidos a intervenções cirúrgicas guiadas por imagem.

 

“Os modernos equipamentos garantem maior precisão às intervenções, além de reduzirem o tempo de cirurgia e de anestesia” ressaltou o gerente de Apoio ao Diagnóstico, da Secretaria de Saúde, Carlos Libânio.

 

De acordo com a pasta, quatro arcos cirúrgicos foram encaminhados para o Hospital de Base, dois para o Hospital Regional do Gama e dois para o Hospital da Asa Norte, enquanto Planaltina, Paranoá, Taguatinga e Santa Maria receberam um equipamento cada.

 

Os aparelhos servem para diagnósticos e podem ser usados dentro das salas de cirurgia e nas unidades de terapia intensiva. Com seu uso, o procedimento é realizado com maior precisão, pois é possível visualizar as estruturas do paciente em tempo real.

 

Segundo o chefe do Núcleo de Diagnose por Imagem da SES, Carlos Diego Paes, o equipamento é multiuso e permite vários tipos de cirurgias com imagens instantâneas. “O arco pode ser utilizado nas neurocirurgias e em procedimentos nas especialidades de ortopedia, urologia e angiologia. Os novos equipamentos vão substituir aparelhos obsoletos ou danificados, oferecendo mais qualidade na realização de exames e agilidade para as unidades”, concluiu.

 

(A.C/J.S*)