03/02/2014 às 18:54

Saúde dobra número de pregões em janeiro

Procedimento garante mais eficiência ao abastecimento das unidades da rede

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Educação


. Foto: Arquivo

 BRASÍLIA (3/2/14) – O número de pregões feitos pela Central de Compras da Secretaria de Saúde dobrou no mês de janeiro, se comparado aos registros do mesmo período do ano passado. Somente nos primeiros 30 dias deste ano, a pasta conseguiu realizar 60 procedimentos de aquisição de materiais e produtos diversos, enquanto a média mensal é de 30.

 

“Isso é só o começo. Nossa intenção é ampliar o número de pregões e acelerar os processos em andamento”, ressaltou o subsecretário de Administração Geral da pasta, Tulio Roriz Fernandes.

 

A meta, segundo o subsecretário, é reforçar a equipe responsável pelas compras da secretaria e, com isso, triplicar a quantidade de pregões. “Precisamos ter um serviço eficiente e ágil para garantir o abastecimento da rede de saúde”, acrescentou.

 

No ano passado, foram promovidos 357 pregões, enquanto em 2012 foram 294, referentes principalmente à compra de medicamentos e produtos médico-hospitalares. Também são realizados pregões para aquisição de equipamentos diversos, material impresso e mobiliário, entre outros.

 

O aumento do ritmo de tramitação dos processos foi possível, conforme destacou Fernandes, devido a uma série de ações que tornou mais eficiente o sistema de compra de produtos médicos hospitalares. Entre eles, está o aperfeiçoamento na elaboração do termo de referência – documento que fundamenta a demanda e é feito pela área técnica solicitante – e a maior interação com as unidades da secretaria.

 

O chefe da subsecretaria pretende ainda promover alterações no procedimento licitatório. Uma das ideias é desmembrar os lotes de produtos a serem adquiridos como forma de evitar que grande número de itens tenha a compra atrasada devido a problemas em apenas um produto.

 

(F.M./M.D.*)