Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/02/2014 às 21:06
Em menos de dois anos, foram realizados 41 mil exames
BRASÍLIA (5/2/14) – No Dia Nacional da Mamografia, o GDF tem muito a comemorar. As moradoras da capital do País contam hoje com quatro unidades da “Carreta da Mulher”. Desde a sua criação, em 2012, já foram realizados mais de 120 mil exames, entre eles, mais de 41 mil mamografias.
As unidades móveis de saúde foram pensadas justamente para prevenir doenças como o câncer de mama, que é o segundo tipo mais frequente no mundo, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para a entidade, as taxas de mortalidade ainda estão elevadas muito provavelmente por que a doença é diagnosticada em estágios avançados.
Para a especialista em saúde e professora de medicina da UNB Maria de Fatima Vogt a prevenção é a melhor arma para reduzir o número de mortes: “A mamografia é um exame desagradável para as mulheres, pois pressiona a mama. Porém é a maior arma que temos para a detecção precoce do câncer de mama”, garantiu.
A “Carreta da Mulher” tem percorrido diversas cidades da capital do País nos últimos meses. Cada unidade realiza 150 exames por dia – 50 mamografias, 50 ecografias e 50 preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau).
“O exame é rápido e fornece uma documentação fotográfica que pode servir como método comparativo, pois se der alguma alteração pode-se fazer um novo exame, para controle, em seis meses ou um ano”, ressaltou Vogt.
O público-alvo são mulheres entre 50 e 69 anos, pois possuem um risco maior de desenvolver a doença. Nessa faixa etária, é necessário realizar o exame a cada dois anos. “Mulheres com histórico familiar, síndrome genética ou que já tenham detectado lesão na mama também devem fazer a mamografia em um intervalo de tempo menor”, ressaltou a especialista.
PARA FAZER A MAMOGRAFIA:
– As mulheres acima de 40 anos que não realizaram mamografia há dois anos não precisam de prescrição médica. Abaixo dessa idade, o pedido é necessário;
– É necessário pegar senha e procurar a recepção para agendar o horário do exame;
– Deve ser apresentado o documento de identidade e o Cartão Nacional de Saúde e comparecer no horário agendado;
– No dia do exame, não pode ser usado desodorante, leite de rosas ou qualquer tipo de creme nas mamas ou nas axilas;
– O resultado será entregue no máximo em uma semana. O profissional responsável fornecerá um protocolo e as orientações necessárias para a retirada do documento;
– No dia que receber o resultado, um médico dará todas as informações possíveis. Se necessário, ele realizará algum encaminhamento para consulta, tratamento ou outro exame complementar na própria carreta;
– É recomendado que a mulher guarde o exame para eventuais consultas e comparações futuras.
ONDE FAZER – As quatro “Carretas da Mulher” estão estacionadas esta semana nas cidades de Ceilândia, Taguatinga, Fercal e Santa Maria. Os exames podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Como a capacidade de exames por dia é limitada, senhas são distribuídas pela manhã.
Ceilândia
Endereço: Centro de Saúde nº 09| EQP28/32 AE 01l
Data: 13/1 a 18/2
Taguatinga
Endereço: Setor Habitacional Arniqueiras, Conjunto 04 AE 1 Chácara 77 Em frente a prefeitura.
Data: 03 a 21/02
Fercal
Endereço: Espaço cultural da Fercal (Conhecido como espaço da feira)
Data: 3 a 14/2
Santa Maria
Endereço: EQ 218/318 – Ao lado do Centro de Saúde nº 02
Data: 3 a 28/2
PRÓXIMAS PARADAS – As próximas cidades que receberão as “Carretas da Mulher” são: Jardim Botânico (17/2), Brazlândia (21/2), Riacho Fundo (6/3) e Recanto das Emas (6/3).
(V.F/J.S*)