13/02/2014 às 18:49, atualizado em 12/05/2016 às 18:03

Artesãs recebem matéria-prima do “Fábrica Social”

Sobras de tecidos em malha e emborrachados vão virar peças de artesanato

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Mulher


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (13/2/14) – As artesãs que participam do projeto “Selo Rede Mulher”, da Secretaria da Mulher, receberam cerca de 200kg de retalhos de malha PV (poliéster e viscose) e E.V.A. (emborrachado) do programa “Fábrica Social”. A ideia é que a iniciativa se repita nos próximos meses.

 

“Ao aproveitar essa sobra da produção na “Fábrica Social”, estamos proporcionando aos grupos de artesãs acesso à matéria-prima que vai ser transformada em produtos artesanais e gerar renda para as mulheres e suas famílias”, disse a secretária da Mulher, Olgamir Amancia.

 

Um dos objetivos do projeto “Selo Rede Mulher” é constituir a “Rede Mulher de Comércio Justo e Solidário”. Com isso, a Secretaria da Mulher busca fortalecer o ciclo completo da produção das artesãs – da aquisição de matérias-primas até a comercialização dos produtos.

 

O representante da “Fábrica Social”, Marcos Roberto, que acompanhou a entrega do material nessa quarta-feira (12), disse que novos lotes de matéria-prima deverão ser repassados à Secretaria já no próximo mês. “A nossa concepção é não perder nada, é aproveitar tudo o que for possível para que a população possa melhorar a sua vida”, disse Marcos.

 

A artesã Maria de Abadia, do grupo “Selo Rede Mulher de Sobradinho”, não escondia a satisfação em receber sacos de tecidos em malha PV e caixas com E.V.A. “Logo que soube da doação, entrei em contato com a Secretaria da Mulher. Esse material é como uma bênção para a gente”, afirmou ela.

 

Hosana Alves, da Casa de Cultura de São Sebastião, que reúne um grupo com mais de 30 mulheres artemanualistas, foi outra que comemorou a entrega das doações. “Vamos transformar essas sobras e retalhos em belas peças de artesanato. Assim, poderemos ganhar um dinheiro a mais”, disse ela.

 

As artesãs que participam do “Selo Rede Mulher” e estão interessadas em receber as doações dos próximos lotes devem entrar em contato com a equipe da Secretaria da Mulher pelos telefones 3425-4707 e 3961-1647.

 

SELO REDE MULHER – O selo faz parte da “Rede Mulher Artesã”, um dos eixos do programa “Rede Mulher”, da Secretaria de Mulher do DF, que articula e propõe políticas públicas e efetiva ações destinadas à valorização, aperfeiçoamento produtivo e ampliação das oportunidades de divulgação e comercialização dos produtos das artesãs.

 

O projeto “Selo Rede Mulher” prevê, também, o lançamento de site e catálogo para divulgar os produtos das artesãs. A ideia é dar visibilidade ao trabalho dessas mulheres para que elas ganhem mais espaço no mercado.

 

“FÁBRICA SOCIAL” – O programa do GDF visa à capacitação qualificada de participantes do “DF Sem Miséria – Bolsa Família”, ao oferecer chances reais de inserção no mercado de trabalho.

 

(B.F./M.D*)