13/02/2014 às 21:31, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

BRB é bem avaliado por agências internacionais de classificação de risco

Notas AA+ e AA- indicam que banco é saudável financeiramente

Por Da Redação, com informações do BRB


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (13/2/14) – O Banco de Brasília (BRB) conquistou grau de investimento nas agências internacionais de classificação de risco Standard & Poor’s e Fitch Ratings, contratadas pelo banco no último trimestre de 2013.

 

A Standard & Poor’s atribuiu a nota AA+ ao banco, em escala nacional Brasil. Já a Fitch deu nota AA-, em escala nacional de longo prazo. A avaliação indica que o banco é uma boa opção para se investir. Notas acima de BBB são classificadas como grau de investimento.

 

De acordo com o gerente de relacionamento com investidores do BRB, Sandro Souza, é extremamente positivo para o Banco conquistar um grau de investimento nas duas das mais renomadas agências de rating no mundo.

 

“Essa classificação indica que o BRB é uma instituição financeira saudável e em desenvolvimento. Além disso, consideramos a nota AA+ excelente. É semelhante à do Banrisul, que é uma companhia aberta, com ações negociadas em bolsa e com títulos emitidos no mercado internacional”, explicou Sandro.

 

Vale ressaltar que a função das agências de rating é classificar as companhias, de acordo com o risco de mercado de cada uma, além de orientar os investidores sobre as melhores companhias para se investir e os riscos que cada uma delas oferece.

 

Para a realização do estudo, são utilizados os seguintes critérios de avaliação: os resultados auferidos, a estrutura patrimonial, a liquidez, a estrutura de governança, as perspectivas econômicas da instituição e do setor, além de aspectos ligados ao controlador da instituição.

 

Essa é a primeira avaliação feita pelas duas agências para o BRB.

 

(B.F./M.D*)