18/02/2014 às 20:12

Empresários terão oficina sobre uso do FCO Turismo

Intenção é capacitar empreendedores a usarem verba corretamente

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Turismo


. Foto: Mary Leal / Arquivo

BRASÍLIA (18/2/14) – Os empreendedores do Distrito Federal são, mais uma vez, convidados a conhecer melhor as facilidades do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FCO) destinado ao setor de Turismo. Nesta quarta-feira (19), a Secretaria de Turismo do DF e parceiros oferecerão uma oficina temática de captação e uso da verba de 2014. O encontro será às 16h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

 

O curso, voltado para os empresários das áreas de alimentação e eventos, tem como objetivo sanar dúvidas e divulgar as novidades deste ano, entre elas, as alterações no Cadastur – Sistema de Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo.

 

Comporão a mesa do evento representantes da pasta, da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, das instituições financeiras – Banco do Brasil e Banco de Brasília (BRB)-, além das entidades representativas das áreas envolvidas – Sindicato das Empresas de Promoção, Organização, Produção e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Distrito Federal (Sindeventos) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do DF (Abrasel).

 

FCO – A finalidade do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Centro-Oeste é contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região, mediante programas de financiamento aos setores produtivos.

 

No ano passado, o DF bateu recorde ao utilizar 100% dos recursos destinados ao Turismo, com a captação de, aproximadamente, R$ 100 milhões. Do montante, cerca de 40% foram destinados às micros e pequenas empresas e às empresas de porte médio.

 

De 2008 a 2011, apenas 4% de todo o recurso era utilizado pelos empresários. O acréscimo em 2013 ocorreu após a aproximação com os profissionais do setor, por meio de seminários e oficinas.

 

(J.S*)