18/02/2014 às 17:44

HMIB usa brincadeiras para ajudar tratamento

Projeto ajuda na recuperação das crianças internadas

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (18/2/14) – Profissionais de Saúde da unidade de Cirurgia Pediátrica do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) iniciaram um projeto de ludoterapia para crianças internadas na unidade. O evento acontecerá uma vez por semana e contará sempre com um novo voluntário.

 

“O projeto era um sonho antigo. Queríamos trabalhar com as crianças sem ficar focados tanto na doença, pois acreditamos que o brincar ajuda na recuperação dos pacientes que já passaram pela cirurgia”, disse o enfermeiro e idealizador do projeto, Maurício Baptista.

 

A artista plástica Márcia Luiza Baptista, em parceria com a equipe de enfermagem e residentes da Cirurgia Pediátrica, além das psicólogas do Núcleo de Atendimento Terapeútico (NAT), fez do parquinho do hospital um palco de pinturas, colagens, brincadeiras e música que animaram a manhã dos 20 pacientes que participaram de uma das oficinas.

 

“Além da oficina, aproveitamos para explicar aos pais as regras do hospital e tirar dúvidas sobre doenças e tratamentos. Foi importante tudo acontecer fora do quarto do hospital, pois o ambiente diferente e o entrosamento da equipe transformaram o evento em uma grande festa”, concluiu a psicóloga Carolina Leão.

 

O paciente Lucas Alexandre de Oliveira, 10 anos, gostou de participar das brincadeiras. Ele passou por uma cirurgia de apendicite e está internado, há dois dias, no hospital até se recuperar.

 

“Eu adorei participar porque me distraiu. Brinquei de bola, pintei e ouvi música. Acho que esses encontros têm que acontecer sempre”, disse o menino.

 

Para ser voluntário o interessado deve ligar para o telefone 3445-7622 e falar com o enfermeiro Maurício. Ele agendará o dia da oficina pretendida.

 

(M.D*.)