20/02/2014 às 16:53

HRAN recebe berços adaptáveis para cirurgias

Previsão é que na semana que vem o hospital receba mesas para cirurgia, incubadoras, cadeiras para coleta de sangue, entre outros

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (20/2/14) – A Unidade de Pediatria do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) recebeu, nessa quarta-feira (19), 12 novos berços-maca. Esses equipamentos contam com um sistema de retirada das cabeceiras para transformar o berço em maca cirúrgica, quando houver necessidade, e servem tanto para o repouso das crianças quanto para possíveis cirurgias.

 

Para a chefe da Unidade de Pediatria, Rosânia Araújo, os novos berços-maca são importantes para o serviço não só pela modernidade. “Além de novos e bonitos, os berços são versáteis e facilitam o nosso manuseio no dia a dia.”

 

Segundo Rosânia, a novidade também serve como uma maneira de humanizar o atendimento às crianças, devido às imagens coloridas desenhadas nos berços. “Isso ajuda a diminuir o doloroso processo de internação que existe em qualquer hospital. Nenhum adulto gosta de estar internado, quem dirá uma criança”, disse.

 

A vendedora Edna Rodrigues, mãe de Arthur, 3 anos, que está internado na unidade, aprovou os novos berços. “Já é a segunda vez que eu interno o Arthur aqui no HRAN. Esses bercinhos com figurinhas dos desenhos que ele gosta ajudam a distraí-lo para a doutora e as enfermeiras fazerem os procedimentos”, contou.

 

Além disso, o HRAN também deve receber, até o fim da próxima semana, 12 mesas auxiliares, que servem de suporte para ferramentas cirúrgicas, 15 armários para roupas e arquivos, 20 cadeiras de coleta de sangue, seis bebedouros de parede e mais 10 berços com colchão. Os equipamentos serão distribuídos conforme a necessidade de cada setor do hospital.

 

Segundo o coordenador do HRAN, Renato Teixeira, a unidade também receberá “novas mesas para cirurgia, incubadoras, painéis de visualização de raio X, mesas e cadeiras odontológicas”.

 

O coordenador disse, também, que esses novos materiais já são o início de uma série de modernizações e reformas que estão previstas para este ano. “A primeira reforma que iniciamos foi a da Unidade de Queimados, que já está a todo vapor. O próximo setor a ser modernizado e ampliado será o Pronto Socorro, que necessita de reparos nos problemas que surgiram com os anos deste prédio (que já tem 29 anos)”, explicou.

 

(M.D*.)