21/02/2014 às 20:29

Tráfico humano é tema de evento em Taguatinga

Com o apoio da Secretaria de Justiça, Arquidiocese de Brasília promove encontro com tema da Campanha da Fraternidade

Por Da Redação, com informações da Sejus


. Foto: Divulgação

BRASÍLIA (21/2/14) – Profissionais da Secretaria de Justiça participarão, neste sábado (22), em Taguatinga, de um encontro de formação promovido pela Arquidiocese de Brasília sobre o tráfico humano, que é tema da Campanha da Fraternidade 2014, promovido pela Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB), órgão da Igreja Católica.
 

Durante todo o dia, os colaboradores da pasta participarão das atividades e alguns deles, da equipe de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Sejus, que é responsável por um trabalho preventivo com capacitações, encontros e blitzes educativas, estarão à frente do evento proferindo palestras.
 

A ação faz parte de parceria entre a Sejus e a Arquidiocese, e o encontro acontecerá no auditório da Universidade Católica de Brasília, das 8h30 às 17h.
 

CENÁRIO – Dados da secretaria apontam que no último ano cerca de 4 mil pessoas foram informadas sobre o tema durante as abordagens. Outras 500 foram capacitadas pela pasta para identificar possíveis vítimas do tráfico humano e aliciadores. Mais de 3 mil alunos do DF participaram de atividades sobre o assunto.
 

Para o secretário de Justiça, Alírio Neto, é importante que as pessoas que fazem atendimento direto ao público saibam fazer essa identificação. “Nosso intuito é dar informação sobre essa prática para que conheçam o perfil das vítimas e dos aliciadores e como denunciar.”
 

Números da Organização das Nações Unidas (ONU) identifica que no Brasil o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas, principalmente, pessoas vulneráveis e carentes – psicologicamente e de recursos.
 

SERVIÇO
 

Local: Auditório da Universidade Católica de Brasília – Taguatinga
 

Data: Sábado (22)
 

Hora: A partir das 8h30
 

PALESTRANTES
 

Dom Sergio da Rocha – Arcebispo Metropolitano de Brasília
 

Pe. George de Albuquerque Tajra – Pároco da Catedral Metropolitana
 

Dr. Mario Gil Guimarães – Subsecretário de Promoção dos Direitos Humanos.
 

Dr. Afonso Celso Tanus Galvão – Magnífico Reitor da Universidade Católica de Brasília
 

Pe. Antônio carlos de figueiredo – Coordenador de Pastoral da Universidade Católica
 

Ir. Rosita Milesi – CRB – Pastoral do Migrante
 

Drª Annie Vieira Carvalho – Departamento de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – Sejus
 

(F.M/T.V*)