25/02/2014 às 22:41

Comissão vistoria Passarela da Alegria para carnaval

Objetivo é garantir segurança dos 20 mil foliões que devem comparecer aos desfiles das escolas de samba 

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Brito

BRASÍLIA (25/2/14) – Uma vistoria prévia foi realizada hoje, por técnicos do GDF, na estrutura da Passarela da Alegria, em fase de montagem no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson. O objetivo é prevenir e corrigir, com antecedência, possíveis falhas que comprometam a segurança no local dos desfiles das escolas de samba.

 

“Estamos trabalhando para esta segunda edição do carnaval no Plano Piloto, buscando reproduzir o método que realizamos no ano passado, que teve êxito. Queremos garantir conforto e segurança”, destacou o secretário de Cultura.

 

O subsecretário de Operações da Defesa Civil, coronel Sérgio Bezerra, informou que entre os itens verificados na visita técnica estão a sustentação da estrutura, o travamento das peças e a colocação dos guardas corpos, que são barras de ferros para evitar que as pessoas caiam de locais altos, como rampas e arquibancadas.

 

“Todos esses itens são essenciais para prevenir acidentes. Temos que verificar se as arquibancadas estão bem fixadas e devidamente protegidas. Não queremos que as correções sejam feitas de última hora”, observou Bezerra.

 

A estrutura, com 300 metros de extensão e arquibancadas com capacidade para até 20 mil pessoas, está 70% concluída, e a previsão é de que fique completamente montada até quinta-feira (27). Nesse dia, será feita a inspeção oficial para liberação do alvará para promoção da festa.

 

“Com tudo pronto, na sexta-feira (28), está previsto um ensaio da escola de samba Aruc”, complementou o coordenador-geral do carnaval, Dorival Brandão, ao lembrar que dos R$ 13,1 milhões destinados para as folias, R$ 5 milhões foram para infraestrutura da festa.

 

Segundo o coordenador, a expectativa é que, neste ano, 10 mil componentes desfilem, ou seja, três mil pessoas a mais do que em 2013. Quanto ao público, são esperados de 50 a 60 mil expectadores, praticamente o dobro da edição passada, quando compareceram em torno de 30 mil.

 

Na visita técnica, também estavam presentes representantes da Agência de Fiscalização (Agefis), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, entre outros órgãos.

 

(A.S/J.S*)