25/02/2014 às 20:06

Encontro Nacional de Conselhos de Desenvolvimento é realizado em Brasília

Durante abertura, governador em exercício, Tadeu Filippelli, listou exemplos de políticas públicas de sucesso no DF

Por Leandro Cipriano, da Agência Brasília


. Foto: Ronaldo Silva

BRASÍLIA (25/2/14) – Participação social, mobilidade urbana e o diálogo entre poder público e sociedade serão debatidos durante dois dias no 3°Encontro Nacional de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social, cuja abertura foi realizada hoje no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com representantes dos governos distrital e federal.

 

O governador em exercício, Tadeu Filippelli, pontuou alguns exemplos de políticas públicas de sucesso realizadas pelo GDF com ajuda dos Conselhos, como o início da Educação Integral no DF e as mudanças na mobilidade urbana, que incluem a construção de ciclovias e renovação da frota de ônibus.

 

“Por isso enxergo a existência e atuação dos Conselhos como uma conquista do nosso governo, porque eles integram a essência da rede que nos leva ao diálogo e ao entendimento”, declarou Filippelli durante a cerimônia de abertura.

 

“Esse encontro visa a garantir a maior troca de experiências e maior efetividade desses processos. Estamos muito felizes que cada vez há maior adesão de entidades do governo brasileiro para sair daqui com muito mais na pauta social”, afirmou o secretário de Governo do DF, Gustavo Ponce de Leon.

 

O evento será realizado até esta quarta-feira (26) pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal (CDES-DF), com o apoio do CDES da Presidência da República. Foram convidados os 25 conselhos existentes no país: 10 estaduais, 14 municipais e o federal.

 

PALESTRAS – A mesa de abertura teve como tema “A importância da participação social e da construção de redes no fortalecimento da democracia no Brasil”, para debater a participação social como estratégia de governo, a democracia participativa no Brasil e a experiência da Rede Latino-Americana de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social (Cesalc).

 

No segundo dia de atividades, será realizada a oficina “Melhores práticas em metodologia de diálogos”, em que os participantes apontarão até oito práticas para discussão, além do compartilhamento de experiências bem-sucedidas, a busca de soluções para os desafios e o intercâmbio de ideias.

 

O último debate do evento será sobre mobilidade urbana. A proposta é transformar o tema em agenda comum de todos os conselhos que compõem a Rede Nacional de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social.

 

(L.C/J.S*)