26/02/2014 às 16:39

Adolescentes serão transferidos do antigo Caje nesta quinta-feira

Jovens vão para a nova unidade de São Sebastião

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Criança


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

 BRASÍLIA (26/2/14) – O primeiro grupo de internos, com 44 adolescentes, será transferido nesta quinta-feira (27), às 8h, da Unidade de Internação do Plano Piloto, antigo Caje, para a nova unidade de São Sebastião, inaugurada na última semana.

 

Mais 43 jovens devem seguir para a nova unidade ainda na segunda quinzena de março, somando 87 socioeducandos que deixarão a Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), antigo Caje.

 

“Este é um passo importante para a desativação total da unidade. Iniciamos uma nova realidade no sistema socioeducativo do DF com as novas unidades de internação”, afirmou a secretária da Criança, Rejane Pitanga.

 

A primeira etapa de desativação da UIPP ocorreu no final do ano passado com a transferência de adolescentes para a Unidade de Internação Provisória de São Sebastião, antigo Cesami, e para Unidade de Saída Sistemática, no Recanto das Emas, e o fechamento de três módulos da unidade.

 

O prédio do Caje, inaugurado em 1976, tem 38 anos e conta com dez módulos com alojamentos, cozinha, horta, escola que funciona em dois turnos com 20 salas de aula, quadra de esportes e campo de futebol, em uma área total de 60 mil metros quadrados.

 

Após a transferência para São Sebastião, permanecem no antigo Caje cerca de 100 adolescentes. Eles serão transferidos para a nova unidade de internação de Santa Maria, com previsão de inauguração em março.

 

NOVA UNIDADE – A unidade de internação de São Sebastião, segundo a secretária, têm vários diferenciais em relação à UIPP. “Ela foi planejada para oferecer educação em tempo integral, com escola, cursos profissionalizantes, atividades esportivas e culturais”, disse.

 

O espaço tem cerca de 6.200 mil metros quadrados de área construída, com dez módulos, área de saúde, espaços para oficinas profissionalizantes, escola, área para visitantes, teatro de arena, espaço ecumênico, refeitórios, ginásio coberto, campo de futebol, lavanderia e horta, e capacidade para receber 90 adolescentes.

 

(M.D.*)