Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
27/02/2014 às 13:22
Iniciativa substitui trotes por gincanas para arrecadar alimentos e até livros infantis para doação
BRASÍLIA (27/2/14) – O Serviço de Orientação ao Estudante (SOE) da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), junto com estudantes do segundo ano de Medicina, realizam quatro encontros, até março, para o acolhimento humanizado e solidário dos calouros do curso de Medicina, no Programa de Acolhimento ao Calouro (PAC).
“A realização das atividades do PAC contribui de forma significativa para uma melhor adaptação e integração dos calouros ao novo universo acadêmico”, afirmou a coordenadora da Comissão de Orientação ao Discente/SOE, Linda Darlis Alves.
A iniciativa, diferenciada dos trotes e brincadeiras, surgiu em 2006 a partir dos próprios estudantes que apresentaram na época a proposta, para que os novatos não passassem por qualquer tipo de constrangimento.
A novata Juliana Régis, 20 anos, ressalta que o PAC facilita a interação com os colegas novatos e com os que já fazem o curso de Medicina. “É tudo muito novo, mas bastante motivador. Estou ansiosa para conhecer mais sobre as metodologias ativas da ESCS “.
O SOE, em parceria com os estudantes do segundo ano de Medicina, está à frente do programa e promove gincanas para arrecadação de alimentos, produtos de higiene, limpeza, além de vestuário, brinquedos, cobertores e livros infantis para doação, além de várias outras atividades de integração como o apadrinhamento de veteranos com calouros.
HISTÓRIA – A ESCS foi criada em 2001 pelo GDF, por iniciativa da Secretaria de Saúde, para reorientar a formação médica com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e na aprendizagem voltada aos problemas do mundo do trabalho.
A instituição já formou 629 médicos e 89 enfermeiros. O curso de Medicina obteve três notas máximas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), ficando em 4º lugar entre 186 cursos avaliados.
(L.C/J.S)