27/02/2014 às 19:37

Para quem quer fugir da folia, DF também traz opções para curtir a natureza

Esportes, trilhas ecológicas e cachoeiras são alternativas para quem quer passar o feriado de maneira tranquila

Por Beatriz Ferrari e Mariana Damaceno, da Agência Brasília


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (27/2/14) – Esportes radicais, trilhas ecológicas, banhos de cachoeira ou um bom descanso de rede. Quem disse que essas não são boas opções para o Carnaval?! Brasília oferece os mais variados tipos de roteiro para quem deseja “fugir” da folia.

 

“Brasília é uma cidade democrática pois possui opções de roteiro para todos os gostos. O turista ou visitante pode aproveitar tanto o Turismo Náutico, das propriedades rurais que existem nas regiões administrativas, quanto roteiros integrados com várias cidades, entre as quais, Pirenópolis, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Caldas Novas. Estamos fortalecendo os roteiros para que a estadia em Brasília seja inesquecível”, destacou o secretário de Turismo em exercício, Geraldo Bentes.

 

Famosa por ser o ponto mais alto de Brasília, com 1.342 metros, a Chapada Imperial é um dos recantos para o público que prefere o sossego neste feriado. O local é apenas um dos paraísos naturais de Brazlândia, bastante procurado por quem curte esportes radicais, banhos de cachoeira e trilhas ecológicas. No Carnaval, segundo um dos proprietários do lugar, Márcio Imperial, o movimento chega a dobrar.

 

“Sempre no Carnaval nosso movimento aumenta. Recebemos cerca de 150 pessoas em dias normais de bom movimento. A previsão é que, se o tempo estiver bom, esse número chegue a 300 por dia”, revelou Márcio.

 

Para atender a demanda desse público, Márcio conta com mais 16 funcionários além do quadro normal, “e se precisar de mais, conseguimos contratar com facilidade”. Todos são preparados para guiar os turistas pelas maravilhas do lugar.

 

Em um cenário paradisíaco, o lugar abriga área de mata, campo e cerrado preservados, e é um dos 12 espaços que a Secretaria de Turismo selecionou para compor o Guia de Rota Ecológica, disponibilizado na internet, onde é possível encontrar uma série de atrações, como passeios educativos, culinária típica, camping e pousadas.

 

“Para auxiliar na divulgação do que a capital oferece, temos o site Vem Viver Brasília, uma página em que as pessoas podem buscar mais informações e sugestões de roteiros, dos tradicionais aos alternativos”, completou o Bentes.

 

Outra opção para quem procura natureza é o Poço Azul, também em Brazlândia. Resultado da ruptura de uma rocha de quartzo, o local atrai pelas águas azuladas, cachoeira e caverna. O lugar, que já passou por degradação provocada pelo turismo predatório, hoje tem visitação controlada e é um dos pontos turísticos mais famosos da capital federal.

 

Na região central de Brasília, o Parque Nacional, conhecido popularmente como “Água Mineral”, também abrirá em todos os dias do feriado, em horário normal, das 8h às 16h. Como a procura é grande, é bom que os interessados em aproveitar as piscinas de água natural e as trilhas ecológicas do local cheguem cedo pois, segundo a direção do parque, há possibilidade de os portões serem fechados antes das 16h, caso o número máximo de visitantes permitidos por dia seja alcançado.

 

Os ingressos custam R$ 7,50. Crianças com até 11 anos de idade e pessoas com 60 anos ou mais não pagam entrada.

 

O Distrito Federal ainda possui parques ecológicos em várias regiões administrativas, que estarão abertos durante o feriado e são uma boa opção para quem quer aproveitar a natureza perto de casa. Os locais também oferecem trilha ecológica, quadras de esporte, ciclovia, avistamento de aves e, em alguns casos, até piscina.

 

“Nós queremos que a população utilize os parques para a integração com a família e os amigos. Queremos estimular a prática de exercícios e de hábitos positivos”, contou o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão.

 

Confira também o que abre e fecha neste Carnaval. 

 

Parque

Local

Atrativos

Parque Ecológico Saburo Onoyama

Taguatinga

trilha, parque infantil, quadra de areia, lanchonete, avistamento de aves, quadra poliesportiva e piscina pública.

Parque Ecológico Águas Claras

Águas Claras

circuito de malhação, trilha, ciclovia, parque infantil, vista panorâmica, ciclovia, lanchonete, campo de futebol, quadra de areia, chuveiros, lagoa, avistamento de aves, quadra poliesportiva, ponto de encontro comunitário (PEC), banheiro e sede administrativa.

 

Parque Ecológico Ezechias Heringer

Guará

circuito de malhação, trilha, ciclovia, parque infantil, coopervia, quadra de areia, chuveiro, avistamento de aves, quadra poliesportiva, ponto de encontro comunitário (PEC), banheiro e sede administrativa.

 

Parque dos Jequetibás

Sobradinho

circuito de malhação, trilha, pista de skate, parque infantil, avistamento de aves, quadra poliesportiva, ponto de encontro comunitário (PEC), banheiro e sede administrativa.

 

Parque Lago do Cortado

Taguatinga

trilha, parque infantil, vista panorâmica, coopervia, cachoeira, chuveiro, lagoa, avistamento de aves, quadra poliesportiva, deck, banheiro e sede administrativa.

Parque de Uso Múltiplo da Asa Sul

Asa Sul

circuito de malhação, parque infantil, lagoa, avistamento de aves, ponto de encontro comunitário (PEC), banheiro e sede administrativa.

Parque Ecológico e de Uso Múltiplo Olhos D´Águas

Asa Norte

circuito de malhação, trilha, coopervia, chuveiro, lagoa, avistamento de aves, ponto de encontro comunitário (PEC), banheiro e sede administrativa.

 

Parque Ecológico Dom Bosco

Lago Sul

trilha, ciclovia, coopervia, pista downhill, vista panorâmica, avistamento de aves, ponto de pesca, esportes aquáticos, praia para banho, beira-lago, deck, banheiro e sede administrativa.

Parque Ecológico Veredinha

Brazlândia

trilha, parque infantil, coopervia, campo de futebol, quadra de areia, chuveiro, avistamento de aves, quadra poliesportiva, banheiro e sede administrativa.

Parque Três Meninas

Samambaia

ciclovia, parque infantil, vista panorâmica, quadra poliesportiva, avistamento de aves.

 

Parque de Uso Múltiplo do Lago Norte

Lago Norte

trilha, pista de skate, ciclovia, parque infantil, ponto de pesca, chuveiro, avistamento de aves, esportes aquáticos, beira-lago, deck, banheiro e sede administrativa.

Parque Urbano do Paranoá

Paranoá

ciclovia, parque infantil, vista panorâmica, coopervia, quadra de areia, avistamento de aves, quadra poliesportiva, banheiro e sede administrativa.

Parque Urbano Bosque do Sudoeste

Sudoeste

circuito de malhação, ciclovia, parque infantil, avistamento de aves e quadra poliesportiva.

Parque Areal

Taguatinga

parque infantil, coopervia, quadra de areia, quadra poliesportiva e ponto de encontro comunitário (PEC).

 

 

(B.F./M.D*.)