Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
28/02/2014 às 11:05
Dicas são voltadas para quem curtirá a folia em Brasília ou viajar para outra cidade
BRASÍLIA (28/2/14) – A Polícia Militar do Distrito Federal preparou um guia que contém dicas para quem quer aproveitar o Carnaval em Brasília ou em viagem. Segundo recomendações da PM, deve-se evitar carregar grande quantidade de dinheiro ou caminhar por locais mal iluminados e ermos. Em lugares de grande aglomeração, a dica é se manter atento à carteira e ao celular nos bolsos. O ideal é carregar apenas o documento de identidade e dinheiro para pequenas despesas.
Para quem for a pé para os locais da folia, o melhor é andar sempre em grupo e ficar atento. Quem vai de carro deve estacioná-lo em locais movimentados e iluminados e não deixar objetos de valor expostos sobre os bancos. A PM recomenda atenção às pessoas suspeitas nas proximidades, nas horas de estacionar e de sair.
Em caso de assaltos, a recomendação é não reagir e tentar memorizar características físicas e roupas dos infratores, para repassar as informações à PM. Para evitar assaltos em terminais de autoatendimento, calcule antecipadamente o dinheiro de que necessitará e saque antes do Carnaval.
PARA QUEM VAI VIAJAR – A PM também disponibilizou um guia para evitar furtos e roubos a residências de quem vai passar o feriado fora de Brasília. Uma das dicas é não comentar sobre a viagem com pessoas estranhas ou em redes sociais. Também é recomendável colocar malas no veículo dentro da garagem, para evitar que desconhecidos saibam da viagem.
Ao se ausentar de casa, é indicado fazer contato constante com vizinhos. A campainha de casa deve permanecer desligada, para evitar que as pessoas tenham certeza de que a casa está vazia.
Em aeroportos ou rodoviárias, o adequado é manter a bagagem em locais visíveis e próximos. Em pontos turísticos, a recomendação é não levar objetos de valor.
Para quem viaja de carro, as recomendações são usar sempre o cinto de segurança, nunca viajar com sono ou após ingerir bebida alcoólica, realizar a manutenção do veículo periodicamente, respeitar a sinalização, tomar cuidado em ultrapassagens e manter distância segura do veículo à frente.
Sob chuva, o ideal é reduzir a velocidade, usar luz baixa, não parar na pista e nunca acionar o pisca-alerta com o veículo em movimento.
Ao se deparar com um acidente, o motorista deve providenciar socorro às vítimas, avisar à polícia e sinalizar o local.
(B.F./M.D*.)