Escola de samba ensaia desde novembro para exibir as principais representações culturais dessa região" />

Escola de samba ensaia desde novembro para exibir as principais representações culturais dessa região">

01/03/2014 às 18:50

Águia Imperial da Ceilândia leva o Nordeste para a Passarela da Alegria

selo carnaval 2014

Escola de samba ensaia desde novembro para exibir as principais representações culturais dessa região

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

BRASÍLIA (1/3/14) – Os estados nordestinos serão homenageados na Passarela da Alegria pela Águia Imperial da Ceilândia. No Grupo Especial desde 1992, a escola apresentará o enredo “O Nordeste e o folclore estarão na Avenida”.


“Vamos mostrar um pouco da representação folclórica dessa parte do país, já que Ceilândia é a cidade do DF com maior número de nordestinos”, explicou o representante da escola e presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Enredo do DF (Uniesbe-DF), Geomar Leite, mais conhecido como Pará.

 

Segundo ele, a comissão de frente representará o Bumba-meu-boi, uma tradição cultural do Maranhão. “Durante o percurso, faremos alusão também à capoeira, maracatu, quadrilhas, cordel, literatura e culinária nordestina, além de caboclinhos de Pernambuco. O desfile será bem colorido”, complementou.

 

A escola, considerada “a gigante”, contará com 1.100 componentes, quatro carros alegóricos e 17 alas. As fantasias estão todas confeccionadas, e os ensaios ocorrem desde novembro, ao lado da Administração Regional.

 

“Nossa expectativa é brigar mais uma vez pelo título do Grupo Especial. Vamos para a avenida fazer a alegria dos foliões e garantir nossa colocação”, finalizou Leite.

 

HISTÓRIA – A Águia Imperial da Ceilândia – fundada em 16 de agosto de 1984 – é representada pelos mesmos símbolos da madrinha da agremiação, a escola de samba carioca Portela, retratada por uma ave e pelas cores azul e branca.

 

(A.S./I.M.*)