01/03/2014 às 13:19

Primeiro dia de folia na capital terá programação para todos os públicos

Blocos de rua começam animação às 16h e escolas desfilam a partir das 20h

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Hmenon Oliveira / Arquivo

BRASÍLIA (1º/3/14) – A folia começa oficialmente neste sábado (1º) na capital. Escolas de samba, blocos e bandas se preparam para mostrar todo o talento durante os quatro dias de corte do Rei Momo. A programação promete agradar desde crianças até o público mais experiente com as famosas marchinhas durante o dia e os tradicionais desfiles na Passarela da Alegria à noite.

 

Um público de pelo menos 350 mil pessoas é esperado para curtir os blocos de rua este ano, número alcançado em 2013 durante os quatro dias de festa. Na Passarela da Alegria, a capacidade é de receber até 20 mil pessoas por dia, mas se a animação seguir o mesmo ritmo do ano passado participarão uma média de 50 mil foliões.

 

“A parceria cada vez mais forte do governo com a organização do Carnaval em Brasília foi muito importante para um resultado de sucesso. Com todo esse empenho, tenho a certeza de que muito em breve estaremos entre os dois melhores carnavais do Brasil”, ressaltou o presidente da Liga das Escolas de Samba de Brasília (Liesb), Geomar Leite.

 

Durante o dia, os foliões poderão curtir a partir das 16h os blocos de rua Galinho de Brasília, que se concentrará no Setor de Autarquias Sul, Mamãe Taguá e Asé Dudu, que estarão no mesmo horário na Praça do DI, em Taguatinga. Todos os três, tradicionais na cidade, prometem muito frevo e animação.

 

A programação também inclui eventos no Gran Folia, ao lado do Museu Nacional, a partir das 17h. Serão responsáveis pela animação no primeiro dia as bandas da Baratinha, Bem Brasil, Baratona e grupos locais. Além desses, marcarão presença a Orquestra Popular Menino de Ceilândia, Batucada dos Raparigueiros e o frevo do Galinho de Brasília.

 

Já a partir das 20h, desfilarão na Passarela da Alegria os blocos de enredo Coruja Serrana de Sobradinho II, Unidos de Vicente Pires, Projeto Colibri de São Sebastião, Acadêmicos do Riacho Fundo II e Mocidade do Valparaíso. Lembrando que as duas primeiras escolas não concorrerão este ano. A fiscalização será feita por funcionários da Secretaria de Cultura na avenida.

 

SEGURANÇA – Para garantir que os minifoliões não se percam durante a folia, a Polícia Militar está distribuindo pulseiras e carteirinhas de identificação infantil. Os pais ou responsáveis podem adquirí-los nos postos móveis, montados nos eventos de maior movimento e, nos fixos, nas Ouvidorias do órgão em Ceilândia e na Rodoviária do Plano Piloto.

 

(K.I./M.D*.)