Transtorno afeta até 30% das mães de recém-nascidos, segundo dados da Secretaria de Saúde" /> Transtorno afeta até 30% das mães de recém-nascidos, segundo dados da Secretaria de Saúde">

03/03/2014 às 20:39, atualizado em 12/05/2016 às 17:53

HMIB previne depressão pós-parto

Transtorno afeta até 30% das mães de recém-nascidos, segundo dados da Secretaria de Saúde

Por Da Secretaria de Saúde


. Foto: Pedro Ventura / Arquivo

BRASÍLIA (3/3/14) – Para prevenir depressões pós-parto, o Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) realiza atividades semanais com as gestantes. Na unidade são realizados mais de 70 partos por dia.


Os serviços incluem palestras, pré-natal psicológico, hipnoterapia e orientações sobre alimentação e cuidados com o bebê. As ações evitam que a expectativa e ansiedade se transformem em tristeza e melancolia, que podem provocar alterações no sono, humor e apetite.

 

Segundo a psicóloga do Centro Obstétrico do HMIB, Alessandra Arrais, a depressão aparece de três a quatro semanas após o parto e afeta de 20% a 30% das mulheres, por isso, é importante estar atenta às transformações comportamentais e psicológicas para prevenir os sintomas desde a gestação.

 

Atitudes para um pós-parto saudável

* Minimize conflitos: a gestação é um momento em que a mulher precisa de tranquilidade para lidar com as transformações do corpo. Passeios, exercícios e momentos de tranquilidade são importantes para relaxar.

* Se organize financeiramente: problemas financeiros são grandes geradores de conflitos na família. Uma boa alternativa para melhorar a economia doméstica é participar de cursos gratuitos. Além disso, as maternidades possuem equipes de serviço social que dão suporte às gestantes.

* Prepare-se física e psicologicamente: é equivocado achar a maternidade algo tão instintivo e natural para o qual não é preciso se preparar. Principalmente as mães de primeira viagem devem buscar sites, livros e os serviços da Secretaria de Saúde do DF para prevenir a depressão pós-parto e possibilitar uma gravidez tranquila.

* Evite mudanças bruscas: a gestação é um momento em que a mulher precisa de estabilidade. Mudanças de emprego e de casa devem ser evitadas nessa fase.

* Amplie a rede de apoio: Pedir ajuda nos afazeres domésticos e nos cuidados com o bebê, conversar com amigos e familiares são algumas atitudes que evitam possíveis transtornos de humor.

* Busque ajuda: Caso observe quadro de tristeza constante e persistente durante e após o parto, não tenha medo de buscar ajuda. A rede pública de Saúde do Distrito Federal oferece serviços especializados para grávidas e mães de recém-nascidos.

 

SERVIÇOS:

Palestra para as gestantes sobre os primeiros cuidados com o bebê
Data: 2º e 4º sábados do mês
Para participar: ligar para a gerência de enfermagem 3445-7661


Pré-natal psicológico voltado à integração da gestante e da família a todo o processo
Data: terças-feiras, às 15h
Para participar: ligar para o telefone 9987-7346


Hipnoterapia no parto, com técnicas de relaxamento para controle da dor no parto
Data: sextas-feiras
Para participar: enviar e-mail no endereço gestart.perinatal@gmail.com


Atendimento nos bancos de leite, para tirar dúvidas sobre amamentação e cuidados com o bebê
Data: de segunda a sexta, das 8h às 18h
Para participar: ligar no telefone 3445-7597


(V.F/J.S*)