08/03/2014 às 14:09

Brasília e Catar debatem iniciativas culturais

Intercâmbio cultural foi tema de reunião entre governador Agnelo Queiroz e representante de Doha, capital do país do sudoeste asiático

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Dênio Simões / GDF

 BRASÍLIA (8/3/14) – As discussões para que Brasília e Doha, capital de Catar, troquem experiência no campo cultural avançaram na noite da última sexta-feira (7), após reunião entre o governador Agnelo Queiroz e a gerente do projeto “Ano Brasil e Catar”, lançado em dezembro de 2013, Rafah Barakat.

 

Rafah, que também é diretora de Relações Culturais do espaço “Qatar Museum”, ofereceu de presente a Brasília uma exposição cenográfica do mercado modelo de Doha, Souk. O local retrata a cultura do país e é um dos principais pontos turísticos da cidade. A mostra deve chegar à capital federal até o fim do ano. 

 

“Esse estreitamento de laços é consequência da viagem que fizemos ao Catar, em que Brasília se tornou cidade-irmã de Doha. Agora, vamos tratar de iniciativas em conjunto para realizamos uma semana de eventos culturais sobre Brasília, em Catar, e vice-versa”, explicou o governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz.

 

O secretário-chefe da Assessoria Internacional do GDF, Odilon Frazão, destacou que essa projeção internacional de Brasília faz parte da política estabelecida neste governo. “Com isso, nós buscamos oportunidades de trazer para Brasília investidores, turistas e geração de emprego e renda”, disse.

 

“Também vamos conseguir avançar no campo da educação e cultura, trazendo boas práticas e conhecimentos de outros países. Também poderemos mostrar o que nós produzimos”, complementou o secretário de Cultura, Hamilton Pereira.

 

ANO BRASIL E CATAR 2014 – A iniciativa foi lançada em dezembro de 2013 para divulgar de forma mútua a cultura dos dois países. Para isso, a ideia é a promoção de eventos culturais para promoção de atividade como exposições, feiras, shows e exibição de filmes.

 

(A.S./M.D.*)