08/03/2014 às 20:35, atualizado em 12/05/2016 às 17:49

Mulheres se envolvem cada vez menos em acidentes fatais no trânsito no DF

Pesquisa do Detran-DF revela que, em 2013, elas representaram apenas 5,3% dos motoristas que se envolveram nesse tipo de ocorrência

Por Kelly Ikuma, da Agência Brasília


. Foto: Divulgação

 BRASÍLIA (8/3/14) – A natureza menos agressiva e mais cuidadosa das mulheres é refletida diretamente nos dados de trânsito que revelam a participação cada vez menor das condutoras em acidentes fatais. De acordo com levantamento do Detran-DF, em 2013, elas representaram apenas 5,3% dos motoristas que se envolveram nesse tipo de ocorrência, porcentagem inferior ao ano anterior, que foi de 6,5%.

 

“As mulheres têm histórico mundial de se envolverem em menos acidentes e, naqueles em que se envolvem, são sempre de menor gravidade. Isso pode ser visualizado no próprio seguro de veículos, que é mais barato para elas. Esses dados são bons porque quebram o estigma de que as mulheres dirigem mal. Elas são mais cuidadosas e menos agressivas de modo em geral”, analisou o professor de engenharia de tráfego da UnB, Paulo César Marques da Silva.

 

Outro dado observado pelo Detran-DF é que o número de mulheres mortas no trânsito é maior entre passageiros (52,9%) que entre motoristas (7,4%). Já entre os homens, essa porcentagem se inverte passando de 9% e 60,3% respectivamente. “Os condutores masculinos têm natureza mais agressiva e são menos prudentes, por isso os dados são tão diferentes”, revelou o professor.

 

A pesquisa revela ainda que as mulheres representam 37,6% dos habilitados no DF, o equivalente a 559 mil condutoras. O informativo “A mulher no trânsito” está disponível no site do Detran www.detran.df.gov.br e traz também dados referentes aos dias da semana, aos tipos de via e à natureza dos acidentes com mortes em que a mulher estava ao volante.

 

(K.I./M.D.*)