08/03/2014 às 19:27

Projeto leva arte à rede pública de saúde

Circuito de Ocupação Cultural para saúde transforma ambiente hospitalar em um local mais humanizado

Por Da Redação, com informações da Casa Civil


. Foto: Renato Araújo/SES-DF

 BRASÍLIA (8/3/14) – Apresentações de teatro, palhaços, leitura de cordel e oficinas são algumas das atividades previstas para acontecer, este mês, em unidades de saúde do Distrito Federal. Crianças internadas e mães nutrizes do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), usuários do Caps II, pacientes do Centro de Saúde e funcionários da Fiocruz Brasília serão os beneficiados pela iniciativa em março.

 

As atividades fazem parte do projeto Circuito de Ocupação Cultural para a Saúde, que tem levado atividades artísticas, culturais e educativas a cidades como Ceilândia, Taguatinga e Planaltina. A previsão é que, ao longo do ano, outras cidades recebam as apresentações.

 

Uma das ações realizadas pelo projeto, ocorrida na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, na última semana, foi o show musical do cantor e compositor brasiliense Lucas Soledade. Tanto os funcionários como o público em geral participaram da programação, que teve também um bate-papo sobre alcoolismo com assistentes sociais do Serviço de Atenção a Usuários de Álcool e Drogas (Sead) do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

 

De acordo com uma das responsáveis pelo projeto, Ana Schramm, o objetivo é, além de fazer com que o paciente se sinta mais acolhido no ambiente hospitalar, sensibilizar o profissional da saúde para o desempenho de um trabalho mais humanizado. “A cultura também promove a saúde. Temos que pensar na saúde do trabalhador, no paciente e na humanização do atendimento”, afirmou.

 

Histórico – O projeto Circuito de Ocupação Cultural para a Saúde foi lançado há cerca de um mês para melhorar a qualidade dos ambientes de saúde do Distrito Federal. A primeira etapa terá duração de três meses, e, ao longo do ano, serão realizados mais dois circuitos, com o mesmo período.

 

O primeiro local a receber o Circuito foi o Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Os funcionários do hospital participaram de um almoço cultural com pocket show de guitarra do músico Diego Galeno. Além da ação, outras atividades foram realizadas, como oficina teatral para profissionais de saúde do Centro de Atenção Psicossocial de Taguatinga (Caps II), oficina de leitura de cordel para os servidores do Centro de Saúde nº 1 de Planaltina e visita dos palhaços Mandioca Frita e Aipim a crianças internadas e que aguardavam atendimento na Unidade de Pediatria do HRC.

 

Parceria – O Circuito de Ocupação Cultural para Saúde é uma parceria entre a Fiocruz Brasília, a Casa Civil do DF e as secretarias de Saúde (SES/DF) e de Cultura (Secult/DF) do DF.

 

(M.D.*)