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Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/03/2014 às 21:06
Serão oferecidos serviços de assistência social, saúde, educação, trabalho, justiça e direitos humanos
TAGUATINGA (11/3/2014) – O projeto piloto “Tenda Viva”, criado para facilitar o acesso da população de rua aos serviços públicos do GDF, começou esta semana em Taguatinga Centro. A ação permanecerá no estacionamento do Conselho Tutelar da cidade até o dia 21 de março. Os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h.
Segundo a chefe da Divisão de Órgãos Colegiados da Secretaria de Assistência Social (Sedest), Adriana Carvalho, o projeto surgiu após a identificação de barreiras que impediam o acesso dessa população aos serviços do governo.
“Essas pessoas têm dificuldade de locomoção e horário, por isso, montamos uma equipe multidisciplinar, com apoio de vários órgãos, para ampliar e facilitar o acesso da população usuária de drogas aos serviços públicos de cuidados”, afirmou Carvalho.
Depois os órgãos se reunirão para avaliar o programa e a possibilidade de levá-lo para as demais regiões do Distrito Federal. “Analisaremos o projeto piloto para ver como ele pode ser expandido, considerando a adesão e a avaliação dos usuários atendidos, dos comerciantes e da população local”, completou a chefe da Divisão de Órgãos Colegiados da Sedest.
A “Tenda Viva” é promovida pela Sedest, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, além da Administração Regional de Taguatinga e da Defensoria Pública do DF.
Serviços Ofertados:
Assistência Social:
* Orientação sobre serviços socioassistenciais,
* Promover a aquisição de benefícios socioassistenciais básicos
* Declaração de isenção de taxa para a segunda via de RG;
* Orientação e providência para solicitar a certidão de nascimento;
* Acolhimento institucional;
* Declaração de endereço (referência a pessoa no serviço e permite o acesso a outros serviços públicos); local para banho, oferta de lanche e guarda de pertences.
* Inclusão no Cadastro Único (necessário CPF ou Título de Eleitor);
Saúde:
* Atendimento clínico individual;
* Oficinas;
* Aferição da Pressão Arterial e Glicose;
* Vacinação Hepatite B e Tétano;
* Pequenos curativos;
* Testagem rápida de HIV com aconselhamento pré e pós-testagem;
* Orientação sobre o serviço do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS);
* Orientação sobre o uso abusivo de substâncias tóxicas;
* Distribuição de material para prevenção de DST’s
Educação:
* Orientações sobre inclusão em escolas transitórias para readaptação e na rede de ensino regular;
* Captação de demanda de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais;
Secretaria do Trabalho:
* Orientação e inclusão nos cursos Projovem e Qualificopa;
* Elaboração de currículo profissional;
* Emissão de carteira de trabalho;
* Cadastramento no Sistema Nacional de Emprego (Sine);
* Encaminhamento para vaga de emprego;
* Oficinas de artesanato em argila;
Defensoria Pública:
* Orientações sociojurídicas; e
* Promoção de acesso à documentação civil.
(V.F/J.S*)